Toda mamãe quer um bebê saudável e, muitas vezes, os cuidados devem começar antes mesmo de engravidar. É o caso do ácido fólico, essencial para a formação do bebê.

 

O ácido fólico tem relação intima com a formação do sistema nervoso e desenvolvimento do feto no primeiro trimestre da gestação. Vitamina do complexo B, deve receber atenção especial de toda mulher que deseja engravidar. Por esse motivo, muitos especialistas recomendam a suplementação dessa vitamina.

Entenda melhor a ação do ácido fólico e quais os principais problemas que sua deficiência pode causar para a formação do bebê.

 

A importância do ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B essencial para o processo de multiplicação celular, formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Chamado também de vitamina B9 ou M, acaba interferindo diretamente no desenvolvimento e formação do bebê.

A falta de ácido fólico faz com que a multiplicação celular seja muito prejudicada. No primeiro trimestre da gestação isso significa uma deficiência muito grande na formação do bebê, principalmente por ser o período de formação dos principais órgãos e tecidos do pequeno.

Nos primeiro 3 meses seu bebê está formando o cérebro, tubo neural e sistema nervoso. A deficiência de ácido fólico, então, prejudica de maneira profunda a formação do sistema nervoso do bebê.

É importante entender que a formação do tubo neural ocorre no primeiro mês. Isso significa que o sistema nervoso está se formando e podendo ser prejudicado pela falta de ácido fólico antes mesmo que você saiba que está grávida.

Por esse motivo os especialistas recomendam que toda mulher que estiver tentando engravidar cuide dos níveis de ácido fólico, fazendo suplementação antes mesmo de iniciar a gestação.

 

grávida ácido fólico saúde bebê

 

É possível encontrar o ácido fólico em diversos alimentos, principalmente em vegetais de folhas escuras, como couve, brócolis, espinafre e aspargos. Além disso, pode ser encontrado em grãos e frutas como kiwi, lentilha, morando, feijão, amendoim e outros.

 

Ácido fólico e a formação do bebê

Existem diversos problemas no desenvolvimento do bebê durante a gestação que são diretamente associados à deficiência de ácido fólico. Ainda que a deficiência desse ácido não seja a única influência, pode aumentar os riscos de ocorrência dessas deficiências. Conheça os principais problemas que são evitados com os cuidados com a taxa de ácido fólico.

 

Anencefalia

Esse defeito consiste na má formação do cérebro do seu bebê ainda na fase embrionária. A anencefalia acontece entre o 16º e 26º da gestação e resulta na ausência total do encéfalo e da caixa craniana. Infelizmente esses casos são graves e o bebê raramente sobrevive mais do que alguns dias após o parto.

 

Encefalocele

É quando ocorre um defeito no crânio, na maioria das vezes na parte de trás da cabeça, gerando uma herniação cística. O que ocorre nesses casos é que a má-formação do crânio faz com que ele deixe espaço para que uma parte do cérebro escape para fora, ficando desprotegido. O único tratamento para esse caso é a cirurgia reparadora do crânio.

 

Mielomeningocele

A variação mais comum e mais grave da espinha bífida ou aberta, é uma má-formação da espinha que tem como principal característica a ausência do arco neural e da pele que deveria cobri-lo. Isso significa que a medula, as meninges e as raízes dos nervos ficam expostos e desprotegidos, com grandes riscos de infecções.

O tratamento também é cirúrgico, colocando a espinha no lugar e cobrindo com tecidos e músculos para a proteção. Ela deve ser realizada até 48h depois do nascimento do bebê.

 

Pensando em engravidar? Previna

Existem diversos fatores de risco, além do ácido fólico, que podem interferir na formação do sistema nervoso, incluindo histórico familiar. O ideal é que, quando desejar engravidar, a mulher procure seu médico para ser orientada sobre os riscos e a melhor forma de consumir o ácido fólico como suplementação.

O mais recomendado é que o ácido fólico seja inserido 30 dias antes de iniciar as tentativas de engravidar e seja mantido até o fim do terceiro mês de gestação. É essencial fazer exames específicos durante esse período e ter sempre seu médico fazendo o acompanhamento das tentativas de engravidar e da gestação.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *