Não é mais novidade que os especialistas recomendam amamentar o bebê pelo menos até o sexto mês de vida. O que muitas mamães não sabem é o por que dessa recomendação e as vantagens do leite materno.

 

O desenvolvimento do bebê é a primeira preocupação de toda mãe. Ver seu pequeno crescer com saúde, sem infecções e alergias, é uma grande alegria. Mas para conseguir isso é importante garantir que seu bebê tenha todos os nutrientes em quantidade certa.

Como ainda não consomem outros alimentos, o leite se torna ainda mais importante. Apenas o leite materno tem tudo que o bebê precisa para se proteger e crescer. Descubra o que o leite materno e a amamentação podem oferecer.

 

Amamentação e leite materno: vantagens para seu bebê crescer

Conheça aqui os 10 principais benefícios e vantagens em oferecer para seu bebê leite materno direto do peito.

 

1. Aumenta a imunidade

É por meio do leite materno que o bebê recebe células de defesa e fatores anti-infecções que protegem o organismo em seus primeiros meses de vida. É com essas primeiras defesas que seu sistema imunológico começa a se desenvolver.

 

2. Cria laços entre mamãe e bebê

Além da alimentação, a amamentação é essencial para criar vínculos entre bebê e mamãe. Ela atua no sistema nervosos da mãe e reduz o estresse, enquanto para o pequeno se sente mais seguro e tranquilo. Os benefícios para os dois lados são a redução da ansiedade e uma relação melhor.

 

3. Beneficia o intestino

O organismo do bebê já está acostumado com as enzimas presentes no leite materno. Outros tipos de leite nãos possuem as mesmas enzimas e podem causar deficiência de ferro, alergias intestinais e intestino preso por causa de componentes do leite que não são absorvidos.

 

4. Previne alergias

leite materno amamentação

O simples esforço da sucção pode ser o diferencial entre saúde e doenças, principalmente alergias respiratórias, como a asma. O leite materno evita, ainda, chiados no peito e acumulo de catarro.

O leite materno não possui as mesmas proteínas que o leite de vaca, que podem causar dermatites, rinite, sinusite, bronquite asmática e amigdalite nos pequenos.

Esse fortalecimento contra alergias é muito maior em bebês que mamaram no peito pelo menos até os 6 meses. No entanto, isso não significa que seu bebê não tem chances de desenvolver essas alergias, apenas que a chance é muito menor.

 

5. Reduz a chance de cólicas

Como falamos, as proteínas do leite materno já são conhecidas pelo organismo do bebê. Assim como essas proteínas protegem o intestino, são muito mais fáceis de serem digeridas. Com isso, o leite não tem chances de fermentar no estomago e, com o peito, o pequeno ingere menos ar. Esses dois fatores, que são aumentados com mamadeiras e leite de vaca, reduzem as chances do pequeno ter gases e cólicas.

 

6. Previne doenças futuras

Doenças como síndrome metabólica, obesidade, diabetes, hipertensão e doença celíaca podem ser prevenidas com a amamentação. Isso ocorre por que o leite materno tem quantidades menores de sódio, potássio e magnésio, além de proteínas mais fáceis de digerir. Assim, o organismo do bebê não é sobrecarregado.

Além disso, com mamadeiras o leite vai direto para a garganta do bebê, o que faz demorar mais para que ele se sinta satisfeito. Como se alimenta mais, acaba tendo maiores chances de acumular gordura.

 

7. Combate à anemia

 

O leite materno é o único capaz de oferecer a quantidade exata de ferro que o bebê precisa. Além disso, tem concentrações menores de cálcio, que em excesso, reduz a absorção de ferro, combatendo a anemia. A medida que o bebê vai crescendo, a quantidade de ferro no leite da mãe também diminui, preparando o organismo para absorver o ferro de outras fontes.

 

8. Auxilia o desenvolvimento cognitivo

leite materno amamentaçãoMamar no seio faz com que o desempenho na formação de vocabulário e raciocínio.

Isso porque o leite materno possui gorduras com ácidos graxos poli-insaturados.

Esses ácidos são os principais responsáveis pela formação de neurônios e desenvolvimento de sinapses nervosas.

A oferta dessas gorduras, no entanto, não é garantida. Ela depende, muito, da alimentação da mãe. Pra aumentar a oferta de gorduras com ácidos graxos poli-insaturados, coma peixes de água fria, como o salmão.

 

9. Ajuda no desenvolvimento ósseo

O movimento de sucção do seio é capaz de estimular o desenvolvimento dos ossos do crânio e face, com isso, os dentes se encaixam de forma correta. O desenvolvimento correto desses ossos beneficia, ainda, o fortalecimento da musculatura do rosto, que facilita e melhora a respiração, fala, mastigação e deglutição.

 

10. Ajuda no crescimento de prematuros

Bebês prematuros tem o organismo ainda mais sensível do que os outros recém-nascido. Por isso se beneficiam ainda mais das vantagens oferecidas pelo leite materno. Os nutrientes em quantidades ideais que o leite materno oferece ajudam a desenvolver todos os seus sistemas, fortalecendo o organismo e ajudando a crescer.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *