Durante o inverno, os pequenos precisam de cuidados especiais no dia a dia, pois a imunidades deles fica bem mais baixa do que em outras estações. Uma das formas de melhorar a imunidades das crianças nessa época do ano é através de uma alimentação mais saudável e variada.

Além disso, outra dica muito especial para melhorar a imunidade do bebês, é o uso do colar de âmbar báltico. Existe também o modelo de colar âmbar para adulto, que trazem mitos benefícios também. Conheça agora 5 bons alimentos que toda criança deveria consumir o ano inteiro.

Frutas cítricas

frutas citricas para imunidade do bebe

Na verdade, as frutas deveriam fazer parte da alimentação diária de adultos e crianças durante toda a vida. O consumo de frutas reduzem drasticamente a chances de doenças como gripes e infecções.

Em especial, as frutas cítricas são ricas em vitamina C e deixam a imunidade dos pequenos nas alturas. Laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, mexerica, maracujá, caju, limão, mamão e morango, são ótimos exemplos de frutas cítricas.

Elas são muito versáteis e podem ser consumidas na forma de sucos, em saladas ou em deliciosas vitaminas com leite. Use e abuse da sua imaginação!

Essas frutas são ricas em antioxidantes, que evitam diversos tipos de doenças e aumentam a defesa imunológica do organismo. Além disso, essas frutas são ricas em água, o que contribui para hidratação dos pequenos.

Frutas também são ricas em fibras, o que ajuda o trânsito intestinal em crianças que têm prisão de ventre, além de ajudar no processo de digestão. Em suma, dê frutas para as crianças e deixe-as livres de doenças! Não se esqueça de armazenar os alimentos nos potes térmicos! Eles ajudam a proteger e manter a qualidades das frutas picadas.

Alimentos de origem animal

Alguns alimentos de origem animal fortalecem a imunidade das crianças e devem ser consumidos com regularidade por eles, não somente no inverno.

Leite e seus derivados, gema de ovo e fígado bovino contribuem para a manutenção do sistema imunológico dos pequenos e evitam diversos tipos de doenças em épocas de baixas temperaturas.

Um alimento rico em microrganismos vivos, o kefir de leite, promove um equilíbrio da flora intestinal, além de ajudar a melhorar bastante a imunidade do corpo, de adultos e crianças.

Uma boa sugestão para o consumo dos pequenos é misturar o kefir com salada ou geleia de frutas. Fica uma delícia!

Vegetais verde-escuros

vegetais escuros para imunidade do bebe

A maioria das crianças têm muita resistência em comer verduras e legumes no dia a dia. Mas eles precisam criar o hábito e os pais sempre devem dar bom exemplo.

Espinafre, couve, alface, agrião, brócolis e rúcula são ricos em vitaminas e nutrientes que são necessários para o aumento da imunidade das crianças no inverno.

Além disso, essas verduras ajudam a regular o intestino e conservam as células de defesa do mesmo, pois esse órgão é a principal fonte de diversas patologias em crianças.

Uma boa dica para consumo é misturar o brócolis com o arroz ou bater no liquidificador com feijão. Você pode adicionar a couve no suco de laranja ou de acerola, pois são alimentos ricos em vitamina C. A saúde do seu filho agradece e muito!

Sementes oleaginosas e leguminosas

As sementes oleaginosas também fortalecem a imunidade das crianças no inverno. Castanha-do-pará, de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia, devem ser consumidas com regularidade por todas as pessoas.

As leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja, são ricas em minerais e vitaminas, além de aumentarem a defesa imunológica dos pequenos.

Além disso, esses grãos têm um alto índice de vitamina E, um poderoso composto antioxidante e que favorece o aumento da imunidade nas pessoas.

Para que seu filho consuma os grãos com frequência, uma boa sugestão é adicioná-los aos poucos, no suco, na vitamina, no iogurte ou até na carne moída na hora do almoço. Ele nem vai perceber!

Tubérculos

São alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. O gengibre, por exemplo, tem potente ação bactericida e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico de adultos e crianças.

Além de ser um ótimo alimento termogênico, o gengibre diminui as inflamações na garganta, que são oriundas de gripes e resfriados. Uma boa sugestão de consumo é misturá-lo ao suco de laranja, couve ou acerola ou naquela deliciosa limonada.

Nunca use grandes pedaços de gengibre, somente lascas finas, pois, se for usado em grandes quantidades, pode causar queimação no estômago.

O inhame também é um alimento que fortalece e muito a imunidade das crianças no inverno. Além de possui uma ação anti-inflamatória, esse tubérculo auxilia na eliminação das toxinas do corpo.

Você pode fazer um delicioso purê ou misturá-lo com outros alimentos como a bata cozida ou em carnes. O mais importante é que seus filhos consumam os alimentos que citamos nesse artigo.

Categorias: Alimentação

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