Amamentação é um momento de contato e nutrição entre mamãe e bebê e ter alguns itens à mão pode tornar ele muito mais tranquilo.

 

Para mamães de primeira viagem ou não, o momento de amamentar o bebê é um dos mais aguardados. É aqui que os laços entre mãe e filho vão se fortalecendo. Ter o melhor momento depende de criar um clima de tranquilidade e intimidade, especialmente para mamãe e bebê.

Saiba mais sobre o ambiente da amamentação e o que ter por perto para deixar tudo mais prático, simples e agradável.

 

Amamentação: torne-o o melhor momento

Sentar para amamentar deve ser agradável para mamãe e bebê. Por isso, é essencial estar em um ambiente tranquilo, confortável, claro, limpo, arejado e silencioso. Assim, mamãe e bebê podem relaxa e aproveitar o tempo juntos.

O lugar mais indicado é sempre o quarto do bebê. Geralmente é o lugar mais calmo e silencioso da casa e onde está tudo o que ela precisa para esse momento. É importante que as mães escolham em lugar especifico para amamentar, assim as coisas sempre ficam organizadas e o bebê também se acostuma com o ambiente.

amamentação bebê

A maioria dos pais faze do quartinho um santuário e, por isso, esse espaço é tão importante, é nele que fica a poltrona, o sofá ou a cadeirinha, além da almofada para amamentar o bebê. O mais confortável para a mãe é uma poltrona grande e relaxante, é importante priorizar sempre o conforto nessas horas.

Um dos principais elementos para se ter nesse momento de amamentar é uma mesinha, um porta-trecos ou uma estante do lado da poltrona. Isso porque os itens utilizados precisam estar bem guardados e ter um apoio para que as mãos da mamãe fiquem livres.

 

O que ter por perto na hora de amamentar?

 

1 – Água

Hidratação é extremamente importante para as mães que estão amamentando. Alimentar o bebê com leite materno faz a mãe perder muito líquido e isso pode causar desidratação. Além do mais, beber bastante água também ajuda na produção de leite, por isso é essencial ter água sempre por perto.

 

2 – Celular ou alguma distração

O momento da mamada é bem tranquilo e pode durar bastante tempo. Provavelmente o bebê vai dormir e, nesse momento calmo, a mamãe pode aproveitar para ler alguma coisa, pesquisar mais sobre maternidade, assistir alguma coisa interessante, enfim, se distrair.

Um ponto interessante no caso dos celulares é que existem diversos aplicativos que a mãe pode entrar e anotar horários da mamada, tempo de duração e muito mais. É bom para o controle e ainda para saber se a saúde do bebê está em dia.

 

3 – Pomada (com lanolina)

Mesmo que não seja o primeiro filho, as mães podem passar por alguns estresses na amamentação. Os bicos dos seios ficam mais sensíveis, doloridos e, por vezes, machucados. Uma ótima dica é usar uma pomada a base de lanolina na região. Basta aplicar a pomada na região do bico dos seios com as mãos limpas. O alívio no ressecamento e rachaduras e a melhora na dor vêm com o passar do tempo de uso.

 

4 – Absorvente de seio ou concha de amamentação

Logo após passar a pomada, é importante que a mãe proteja a região dos mamilos. Os absorventes também ajudam caso aconteça vazamento de leite, o que é muito comum no início da amamentação. O corpo ainda está se acostumando e pode produzir mais leite que o necessário e os absorventes vão manter tudo mais limpo e protegido. Assim, a mãe não precisa ter medo de manchas ou vazamentos.

 

5 – Cortador e lixa de unha

amamentação cortar unha bebêEsse item é um bônus para ajudar as mamães. Não, não é a unha da mãe que será feita, mas sim a do bebê! Como já dito, o bebê estará sonolento e pronto para dormir. É a hora perfeita para cortar e lixar as pequenas unhas. Apesar de minúsculas, elas precisam de cuidado para não machucar o próprio bebê, então deixe um kit de higiene por perto.

 

6 – Pano macio

Esse item é útil em todos os momentos com o bebê, mas na hora da amamentação é imprescindível. O bebê pode deixar cair leite ou até mesmo regurgitar e o paninho é a melhor forma de manter tudo protegido e limpo.

 

7 – Álcool em gel e creme hidratante para as mãos

Com um bebê novinho, os responsáveis estão sempre lavando as mãos (ou deveriam) para tentar ao máximo estar sempre limpos perto do bebê e com a mãe esse cuidado é redobrado. Na hora da amamentação a higiene e o cuidado com as mãos são essências.

O álcool em gel pode ser muito útil nessas horas, já que levantar para ir ao banheiro lavar nem sempre é uma opção. Sempre pingue uma gotinha nas mãos antes de iniciar as mamadas. Com tanta limpeza a pele pode ficar mais ressecada, então o creme hidratante é um item perfeito para fechar esse kit de limpeza e carinho com as mãos.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *