Seu bebê já está na fase de usar mamadeira? É bem difícil lidar com a limpeza, não é? Na correria do dia a dia, não é incomum que a tarefa se torne repetitiva e, sem querer, você não a execute corretamente. Saiba como lavar a mamadeira do seu bebê e não corra mais riscos.

Deixe a mamadeira do seu bebê sempre limpa

Mães de primeira viagem ainda sofrem com o problema: como fazer do jeito certo? Na hora de aconselhar, todo mundo tem uma grande ideia, mas qual a forma certa de higienizar a mamadeira?

Mamadeiras realmente limpas são essenciais para evitar contaminações e proliferação de bactérias. Lembre-se: seu bebê ainda não tem um sistema imunológico completamente desenvolvido e forte, ele depende dos seus cuidados (ou do paizão).

Não precisa se preocupar, existe sim um jeito certo de limpar mamadeiras e ele depende de apenas 5 passos simples. Veja aqui como fazer:

5 passos para uma mamadeira limpa

 

1 – Toda hora é hora de enxaguar a mamadeira

Enxaguar mamadeira Limpar mamadeira 5 passos

Enxague a mamadeira depois do uso.

Sim, todas as vezes. Muitas vezes está de madrugada e você, mamãe ou papai, precisa descansar.

Não é necessário lavar a mamadeira imediatamente depois que a criança termina a mamadeira, mas enxaguá-la, preferencialmente com água quente, é essencial.

Se não for possível aquecer a água, use a corrente da torneira mesmo.

Você pode fazer a lavagem completa depois com esse primeiro enxague. Com isso você elimina o resíduo acumulado de leite, que pode causar a proliferação de diversas bactérias.

2 – Limpe a pia para lavar a mamadeira

Está na hora de lavar a mamadeira, mas vamos deixa-la de lado por alguns minutos. Antes de começar limpe a pia. Como você fará toda a lavagem da mamadeira ali, é essencial que a pia esteja limpa antes de entrar em contato com os utensílios do seu bebê.

Mamadeira de molho Limpar mamadeira 5 passos

Coloque as mamadeiras em água quente com detergente

Remova, em uma boa lavada, todos os produtos químicos e bactérias passando uma esponja nas laterais, fundo e ao redor do ralo. Enxágue tudo com água quente.

Feito isso, basta encher a pia de água quente (a temperatura mais alta que você puder suportar sem queimar as mãos) e colocar detergente para mamadeiras.

Coloque as partes da mamadeira nessa água e comece a lavagem.

3 – Os materiais certos facilitam tudo

Ter um kit de utensílios para a lavagem de mamadeiras é muito importante. Além de facilitar o seu trabalho, por ser desenvolvido para isso, garante uma higienização muito mais bem feita.

Separe todos eles na pia limpa para facilitar o trabalho. Assim como você faz uma bolsa com utensílios para limpar o bumbum do neném, é legal ter um lugar na cozinha para manter as coisas de limpar a mamadeira. Seu kit precisa de:

  • Escova para mamadeiras: é a forma mais prática e eficiente para limpar o fundo e as laterais da garrafa. A sujeira nunca fica acumulada usando uma dessa.
  • Escova para bico: assim como a de mamadeiras tem o design perfeito para a garrafa, a de bico garante que bactérias sejam eliminadas da parte que mais está em contato com a boca do filhote.
  • Detergente para mamadeiras: apesar de poder usar outros produtos para a limpeza, esse é o mais recomendado. Atóxico e eficiente, você não corre riscos de causar danos ao material da mamadeira ao longo do tempo, nem de causar problemas ao bebê caso fique algum resíduo.

Basicamente, você precisa desses três itens. O ideal mesmo é sempre ter mais de uma de cada escova. Assim, você tem tempo para fazer a higienização delas, o que deve acontecer sempre que utilizar (de preferência com o detergente de mamadeira).

Algumas escovas conseguem lavar todas as partes da mamadeira, mas o melhor é sempre ter duas separadas. Desse jeito você não arrisca levar as bactérias de um lado para o outro.

4 – Comece a limpeza desmontando a mamadeira

Mamadeira limpa 5 passos

Desmonte a mamadeira antes de lavar.

Pode parecer óbvio, mas na hora da correria muitas mamães e papais simplesmente desatarraxam o bico da garrafa e lavam assim mesmo. Isso faz com que muitas áreas fiquem ocultas da escova e a limpeza não seja completa.

Desmonte todas as partes da mamadeira separando garrafa, anel, bico e tampa (e mais qualquer outra parte que ela possa ter) e lave tudo separado. Só assim você será capaz de eliminar 100% do acumulo de leite e outras sujeitas da mamadeira do seu bebê.

5 – Finalize o processo com o esterilizador de mamadeiras

Nossa, mas eu já lavei tudo com todo o cuidado, preciso esterilizar? Não, não é necessário esterilizar a mamadeira em todas as lavagens. É muito importante lavar e esterilizar a mamadeira antes do primeiro uso e uma vez ao dia nas demais.

Os especialistas garantem que água potável quente e detergente são o suficiente. Mas se você tem tempo e o esterilizador já está na sua casa, porque não, não é mesmo?

Mamadeira limpa 5 passos esterilizador

Esterilizador para mamadeiras

No entanto, tem um ponto importante. Estamos falando aqui da lavagem com água E DETERGENTE. Se você não utiliza o detergente, apenas a água, o uso do esterilizador para mamadeira é obrigatório em TODAS as lavagens.

Chupetas e copinhos também podem ser muito beneficiados por uma passadinha por dia no esterilizador.


Dicas extra

Esses 5 passos são os mais importantes na limpeza das mamadeiras, mas pare evitar bactérias no momento de alimentar seu bebê lembre-se de:

  • Lavar bem as mãos antes de dar a mamadeira;
  • Deixar as mamadeiras secarem bem, evitando a formação de mofo e fungos;
  • Verificar o selo de recomendação antes de colocar a mamadeira no lava-louças.

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso blog para estar sempre bem informado sobre dicas para garantir uma alimentação saudável para seu bebê.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *