Sucesso no Brasil o Âmbar Báltico já é importado a mais de 10 anos. Possui diversos benefícios para crianças, adultos e até para os pets. Você sabe para que serve o âmbar báltico? Conheça tudo sobre o colar mais famoso entre as mamães.

O que é o Âmbar Báltico? Onde surgiu?

O Âmbar Báltico é uma resina fóssil produzida por pinheiros que cresceram no norte da Europa há cerca de 50 milhões de anos. A resina foi removida do chão da floresta por grandes rios e conduzidas para o sul, para o mal báltico. Com o passar do tempo essa resina foi transformada em Âmbar através de processos como polinização e oxidação.

Uma forma de medicina natural, alternativa e homeopática que proporciona recursos de cura natural para aqueles que procuram por tratamentos para dores de cabeça, enxaqueca, aumento de imunidade e até mesmo alívios das dores de dentição (para bebês).

Quais os benefícios do Âmbar Báltico?

O Âmbar é muito famoso entre as mães pelos benefícios trazidos para os bebês e crianças de 6 meses à 3 anos de idade. Seus principais benefícios são: redução na irritabilidade, alívio de dores causadas pela dentição nas gengivas, melhoramento do sono e aumento da imunidade.

Não só para crianças serve o Âmbar, é uma excelente opção para tratamento de enxaqueca e irritabilidade nos adultos, além disso também serve como um acelerador do processo de cicatrização. Também recebemos relatos de clientes que utilizaram para o tratamento de bruxismo dental (desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes).

Sistema de Avaliações de Produtos – 4.9 de 5 Estrelas

No próximo tópico abordaremos a segurança em usar os acessórios feitos em âmbar báltico, mas antes achamos importante mostrar o que outras mães e clientes falam sobre este produto. Ninguém melhor do que pessoas que já estão usando o produto para opinar.

Andréa dia… Avaliou em 06/01/2019 – ?????
Adoramos tudo o produto, com certeza ajuda muito no processo dos dentinhos que estão nascendo.

Tatiane Alm… Avaliou em 08/10/2018 – ?????
Estou adorando os resultados do uso do colar de âmbar. Irei adquirir pra toda família.

Maria de Fátima … Avaliou em 25/05/2017 – ?????
O produto e maravilhoso e a loja está de parabéns pelo atendimento . A entrega foi super rapida… Parabéns

Danielle San… Avaliou em 31/03/2017 – ?????
Minha filha estava acordando de madrugada aos berros por conta dos dentinhos, agora tem dormido à noite inteira! A coceira também diminuiu.


É seguro usar?

colar âmbar báltico

Antes de entrar neste assunto, temos que falar sobre quais acessórios feitos com âmbar existem como principais opções. Para crianças os mais usados são os colares de âmbar e as pulseiras. Para adultos além de colares e pulseiras de âmbar existem também os brincos.

Para o uso infantil o colar possui entre 32 e 34cm, podendo ser usado à partir de 4 meses até 3 anos de idade (ou enquanto estiver servindo sem incomodar o pescoço da criança). Os colares de âmbar mais seguros são feitos com fechos de rosca, além disso cada “pedra” de âmbar tem um nó diferente, em caso do rompimento do colar as resinas não devem cair todas no chão.

Se a criança é muito sensível e tem fácil irritabilidade com colares e objetos no pescoço a pulseira de âmbar é o mais indicado. A pulseira também pode ser usada como tornozeleira e possui aproximadamente 15cm podendo chegar até 16cm. O colar de âmbar também pode ser usado como tornozeleira, basta dar duas voltas com o colar no tornozelo do bebê.

Todos os acessórios feitos em âmbar báltico não possuem um padrão exato de tamanho e cor, são peças produzidas artesanalmente, por isso são classificados como tamanho médio, por exemplo: o colar de âmbar possui o tamanho médio de 32 à 34cm e a pulseira 15cm.

Por ser totalmente natural a resina fóssil não deve causar qualquer efeito colateral ao usar os produtos de âmbar báltico.


Como saber se é original?

Existem muitas sugestões de testes para saber se o Âmbar é original ou “falsificado”. Veja bem, o termo original e falsificado não são corretos para este tipo de produto, não existe uma cópia do âmbar, ele deve ser autêntico ou não, não existe uma cópia com as mesmas funções e benefícios do âmbar.

Existem vários pequenos testes que podem ser feitos para saber se o âmbar é original ou mas, mas em todos os casos, a melhor opção é saber em qual loja você está comprando o âmbar. A loja em que pretende comprar possui avaliações sobre o produto? É confiável? Possui garantia e certificado de autenticidade? Essas são algumas perguntas que você deve fazer no momento da compra do âmbar.

Teste simples: água com sal
Adicione 200ml de água num copo e em seguida coloque 3 colheres de sopa de sal. A resina pura de âmbar deve boiar, enquanto pedras devem afundar. Este teste é seguro? Não 100% pelo fato de a densidade da água ser maior quando adicionamos o sal, mesmo assim caso o “âmbar” não boie na água, você pode saber que não é verdadeiro.

O teste de queimar o âmbar com uma agulha quente é seguro?
Este teste é totalmente seguro, mas há um porém, você precisa fazê-lo de forma correta. Geralmente encontramos na internet diversas formas de realizar este teste, na maioria dos casos de forma totalmente errada.

Vamos lá: aqueça a ponta de uma agulha no fogo (pode ser fogão mesmo), quando a ponta da agulha estiver vermelha retire e aguarde aproximadamente 15 segundos (este é o tempo em que a ponta da agulha não ficará mais vermelha e a temperatura estará menor), depois disso pegue uma conta de âmbar e coloque a agulha ainda quente no âmbar. O aroma exalado deve ser parecido com um incenso.

IMPORTANTE: não coloque a agulha no fecho de rosca do colar/pulseira. O fecho não é feito de âmbar, esta peça é de plástico.

Caso você coloque a agulha muito quente na conta do âmbar o cheiro exalado será de queimado, por isso é preciso que você espere alguns segundos após aquecer a agulha no fogo.

Caso você coloque a agulha quente na conta do âmbar e o cheiro for parecido com plástico queimado, este produto provavelmente não é o âmbar autêntico.

O Âmbar Autêntico oferece RESULTADOS
Simples assim, o âmbar autêntico oferece uma série de resultados e benefícios para crianças e adultos. Tais resultados não costumam ser imediatos, por isso é de extrema importância que você saiba se a loja onde comprou o âmbar é de confiança.


Como fazer a limpeza do âmbar báltico?

A resina fóssil usada para a construção dos acessórios de âmbar é muito delicada, por isso a limpeza deve ser feita apenas com água corrente, no máximo, utilize uma esponja super macia sem nenhum produto químico. Você pode utilizar também um pano umedecido com água para fazer a higienização do acessório.

Posso tomar banho com ele?

Não. Evite ao máximo tomar banho ou dar banho no seu bebê com alguma peça de âmbar. O sabonete usado no banho pode danificar a resina do âmbar, ele pode deixar de liberar os sais responsáveis pelos benefícios proporcionados pelo âmbar.


Existem várias opções de cores e tamanhos de acessórios feitos com âmbar báltico, qual a diferença?

Separe sempre os produtos de âmbar em 2 categorias
Categoria 1 – Âmbar Polido
Categoria 2 – Âmbar não polido (bruto)

O âmbar não polido possui uma aparência “fosca”, sua conta não possui brilho e sua resina é mais bruta. Há quem diga que o âmbar bruto oferece resultados mais rápidos, porém, não há comprovação.

O âmbar polido possui um brilho em sua conta, é o favorito entre as mães pela aparência de “joia”, assim como a resina bruta, os acessórios polidos também oferece os mesmos benefícios.

É uma questão de gosto e pura particularidade. Escolha aquele que mais lhe agradar.

Existe âmbar colorido?

pulseira-e-tornozeleira-ambar-atacado-ametista-limao-polido

Não. O âmbar autêntico não pode ser rosa ou azul por exemplo. Algumas lojas misturam no colar algumas peças de pedras naturais coloridas, mas essas peças não são feitas com a resina de âmbar autêntico e original. É importante que a loja passe essa informação para quem deseja efetuar a compra.

Geralmente o âmbar possui as cores verde, amarelo e marrom. As cores favoritas entre as mães geralmente são as mais claras, por exemplo o Âmbar Mel Claro e também o Âmbar Limão.

Alguns exemplos de colares e suas variações de cores
Da esquerda para a direita: limão, mel claro, mel escuro e misto.


Nosso veredito

Se existe um tipo de produto que nós amamos, esses são os produtos naturais, não medicamentosos e que de alguma forma trazem benefícios à saúde e bem estar. O âmbar báltico traduz essa preferência, além disso também pode ser usado em adultos e nos pets, proporcionando basicamente todos os benefícios oferecidos à uma criança.

O Âmbar possui fácil acesso para compra no Brasil e isso é um ponto extremamente positivo. Em nosso sistema de avaliações de produtos ele possui a avaliação de 4.9 de 5 estrelas, onde mais de 120 mães e clientes deram suas opiniões sobre os acessórios em âmbar.

Saiba mais sobre os colares e pulseiras de âmbar báltico clicando aqui.


Gostou da matéria? Gostaria de acrescentar algo? Ajude a tornar este Blog melhor! Compartilhe a sua opinião nos comentários.


4 comentários

Priscilla · 15 de fevereiro de 2019 às 21:45

Sabe onde tem alguma fonte confiável para comprar o colar de âmbar?

    tuttiamore · 15 de fevereiro de 2019 às 22:06

    Olá Priscilla, tudo bem? Através da loja tuttiamore.com.br, acesse o site e digite na barra de buscas “âmbar Báltico”. O âmbar que a tutti Amore vende possui o certificado de autenticidade 🙂

Boneca Metoo Ângela - 5 motivos para comprar as Bonecas Metoo Doll · 7 de março de 2019 às 13:39

[…] Confira também nosso artigo super completo sobre colar âmbar. […]

Colar de Âmbar funciona? Conheça riscos e benefícios - Blog Maternidade · 25 de junho de 2020 às 02:53

[…] o colar de âmbar ultimamente tem sido bastante utilizado por bebês na fase de primeira dentição para aliviar as […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *