O primeiro banho do bebê é um momento especial e assustador para mamães e papais. É aquele momento em que nos preocupamos com o bebê escorregar, se machucar ou qualquer outra coisa. Tudo bem, é normal ter esse medo e dar banho no bebê é uma coisa que você vai aprendendo e ganhando prática.

 

Não se assuste com os primeiros banhos do seu bebê, é normal ele chorar no começo. Para ele é uma sensação estranha e nova. Quando isso acontecer não se desespere e cante ou faça carinho até ele se acalmar e acostumar.

Por mais difícil que pareça vocês vão superar esse desafio juntos. E para tornar o processo menor traumatizante, trazemos algumas dicas que podem te ajudar no básico.

 

Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê?

Recém-nascidos não se sujam. Com exceção de quando regurgitam, se sujam com cocô ou cospem, quase não há necessidade de dar grandes banhos. Na maior parte do tempo, basta limpar bem ele no momento de trocar a fralda e limpar as mãos e o rosto várias vezes ao dia.

Por isso, é suficiente dar 2 ou 3 banhos por semana no seu recém-nascido. A medida que ele vai crescendo os banhos podem se tornar mais frequentes e passam a servir não só para a higiene, mas para proporcionar momentos de relaxamento antes dele dormir.

 

Banho de esponja: uma boa alternativa

Uma das preocupações ao se dar banho em recém-nascidos é o coto do cordão umbilical. Ele permanece de 1 a 4 semanas após o nascimento e não pode ficar molhado muito tempo, criando risco de fungos e infecções. Por isso, é importante evitar molhar o coto, o que é bem difícil com banhos normais.

hora do banho bebê

Para limpar bem seu bebê e não arriscar deixar o coto molhado, que tal um delicioso banho de esponja? Para esse banho, coloque seu bebê em um trocador ou qualquer outra superfície plana e macia, pode ser na cama com uma toalha limpa. Pegue uma bacia com água morna e uma esponja ou pano.

Como seu bebê não vai estar imerso na água morna, mantenha ele bem agasalhado. Tire a roupa apenas da parte que será lavada naquele momento, passe a esponja com água morna com cuidado em toda a área e nas dobrinhas. Dê tapinhas leves com uma toalha para secar a área.

 

Hora do grande banho

1º mês completo, o coto caiu e seu bebê está pronto para um banho de verdade e o primeiro passo é preparar o local do banho. Deixe todos os produtos que você vai usar durante o banho e a toalha prontos e em volta do lugar onde vai lavar seu bebê.

Escolher o local também é importante. Existem banheiras feitas especialmente para recém-nascidos, plataformas flexíveis para banhos na pia e diversas outras possibilidades. Uma dica é, independente do que escolher, colocar uma toalha para deixar o local mais macio para seu bebê.

Para um bom banho você só precisa de 5 cm de água morna. Como ele nunca fica submerso com os suportes de banho, use um pano quente para cobrir a barriga do bebê e manter ele aquecido.

hora do banho bebê

Os primeiros banhos não precisam ser muito longos e complicados, afinal, como comentamos, seu bebê não fica muito sujo quase nunca. Mas é preciso limpar ele com cuidado e direitinho, segurando com firmeza e retirando com cuidado sujeira e pele solta. Tome o cuidado de sempre dar suporte para a cabeça e costas durante o banho.

Existem alguns pontos que exigem uma atenção extra:

  • Área da fralda e das genitais deve ser muito bem lavada e seca.
  • Mãos, pés e entre os dedos merecem atenção especial.
  • Cuide bem das dobrinhas, principalmente das coxas, joelhos e pescoço.
  • O rosto deve der muito bem limpo, você pode usar bolas de algodão para limpar bem a área ao redor dos olhos.
  • Retire fiapos de lençol e de roupas das axilas.
  • Lave bem atrás da orelha.

 

Cabelos devem ser lavados

Não é todo bebê que nasce com cabelo, mas quando acontece eles devem ser bem cuidados. Lavar os cabelos com um shampoo adequado para seu bebê, massageie suavemente e deixe agir uns minutinhos antes de enxaguar.

hora do banho bebê

Para que o bebê não fique na água com shampoo durante todo o banho, lave o cabelo por último. Caso seu bebê não tenha cabelo, o shampoo não é necessário, mas ainda assim é importante lavar a cabeça do bebê. Faça da mesma forma como faz com o resto do corpo, lembrando de massagear suavemente por causa da moleira do bebê.

 

Banho do bebê: qual a temperatura ideal para a água?

O banho do bebê deve ser morno, nem quente, nem frio. Infelizmente não tem como perguntar para ele. A pele dos bebês é muito sensível e acertar a temperatura ideal da água é essencial para proteger a saúde e conforto durante o banho.

Para testar use uma técnica simples: use a sua pele. Adultos tem uma resistência a temperaturas maior que bebês, por isso, se a água estiver boa para você, provavelmente não está para o bebê.

Uma forma de ter certeza é fazer como fazemos com o leite da mamadeira. Use parte traseira do punho ou o cotovelo para verificar a temperatura. São as áreas onde a pele de um adulto é mais sensível e te darão uma ideia melhor de como o bebê sentirá a temperatura.

Você pode optar, também, por um termômetro de banheira. Assim, consegue controlar a temperatura durante todo o banho.


1 comentário

Âmbar Báltico funciona? Para que serve? Quais os benefícios? REVIEW · 7 de março de 2019 às 13:49

[…] tomar banho com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *