Dar banho no bebê pode ser muito divertido e tornar mamãe e bebê mais íntimos. Mas para ter o melhor momento possível, é preciso tirar algumas dúvidas.

 

A hora do banho é um momento importante para a higiene do bebê e para seu relacionamento com a mamãe e o papai. Fazer com que ela seja tranquila e prazerosa para todos é muito importante e pode acabar sendo bem divertido.

Ainda que pareça muito simples das banho no bebê, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença. Acompanhe e saiba como fazer tudo certinho.

 

É preciso começar o banho pela cabeça?

Sim, por questões de higiene é importante sempre começar pela cabeça do bebê. Essa é a área que mais acumula sujeira nos pequenos. O couro cabeludo transpira e fica cheio de sujeira durante o dia.

Se você decide lavar a cabeça por último, toda a sujeira que sair da cabecinha do bebê vai escorrer pelo corpo. Isso significa que você estará sujando seu bebê de novo.

Claro, é importante considerar algumas coisas. Se é inverno, está muito frio e seu banheiro não fica tão quentinho quanto você gostaria, pode ser uma boa ideia lavar a cabeça por último. Dessa forma, você evita que o bebê tome friagem na cabeça. Só se lembre dar mais uma enxaguada mais rápida no copo do pequeno para tirar a sujeira que cai da cabeça antes de secar o pequeno.

 

Lavar a cabeça deve ser feito todos os dias?

Como comentamos, essa é a região que mais acumula sujeira. Em recém-nascidos é ainda mais importante, já que ainda têm fragmentos do parto, aquelas casquinhas que ficam grudada.

Quando as casquinhas do parto acabarem e em dias mais frescos, em que o bebê não transpira tanto, é possível lavar um dia sim outro não. Ainda assim o ideal é que a cabeça seja limpa diariamente e com shampoos para bebês.

 

Qual sabonete usar?

A pele do bebê é muito sensível, por isso procure sempre por produtos específicos para o pequeno.

banho do bebê dicas

Sabonetes para bebês podem ser simples ou dois em um, servindo também de shampoo.

São mais suaves que os comuns e tem um cheiro muito gostoso.

Caso não tenha um sabonete para bebês, é possível usar um sabonete neutro de glicerina para o banho do pequeno.

 

Prefira sempre sabonetes líquidos. Sabonetes em barra costumam ter mais químicas, corantes e conservantes, usados para endurecer o sabonete e dar cor e cheiro, que podem causar alergias.

 

Existe um horário certo para o banho do bebê?

Não, não existe uma hora certa. O ideal é que a mamãe e o papai estejam dispostos e com tempo. A hora do banho é um momento para passar e dar atenção ao pequeno, criar laços e ser prazeroso. Se você estiver impaciente, com pressa e com mil coisas para fazer será uma hora estressante para você e para o bebê.

Apenas no inverno é preciso considerar o horário. O melhor é dar banho a tarde, aproveitando o momento mais quente do dia e evitando riscos de resfriados.

 

Banhos têm que ser dados todos os dias?

Não necessariamente. Em dias de temperatura média ou quente é bom dar banho todos os dias, principalmente em bebês que engatinham, sentam e andam. Nas épocas mais frias e em recém-nascidos não é necessário que o banho seja todos os dias.

banho do bebê dicas Cuidado, não dar banho todo dia é diferente de não limpar o bebê todos os dias. É importante que ele esteja sempre limpinho para evitar doenças e infecções.

Por isso, nos dias que decidir pular o banho, faça uma limpeza com lenços umedecidos ou algodão com água.

 

Cuide, principalmente, do pescoço, mãos, pezinhos, umbigo e genitais, e coloque uma roupa limpa. É o famoso banho de gato.

 

E o talco?

O talco, por muito tempo, fez parte do kit de higiene do bebê. Hoje em dia, no entanto, ele não é recomendado. O maior problema é a névoa de pó que faz quando é utilizado. Ele pode ser aspirado pelo bebê e causar ou piorar alergias e problemas respiratórios. Além disso, talco resseca a pele do bebê.

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *