O banho pode ser um bom momento entre pais e filhos e uma preparação para a hora do sono depois de um dia agitado com seu bebê

 

O bebê cresce e, com isso, sua rotina muda. Ele já não dorme o dia todo, engatinha e anda pela casa, transpira e se suja descobrindo o mundo e se desenvolvendo. Por isso, muitas vezes, interromper a brincadeira na hora do banho pode ser um desafio.

Não é raro ver bebês chorando por não quererem se lavar, se debatendo ou tentando levantar da banheira. Buscar formas de tornar o banho mais prático e tranquilo para a mamãe e o papai é, então, essencial.

Saiba como criar uma rotina que torne mais fácil convencer seu bebê de que é hora do banho, limpá-lo e prepara-lo para dormir.

 

Hora do banho: com que frequência lavar o bebê maior?

hora do banho bebê grande banheira Bebês recém-nascidos tomam poucos banhos não sendo necessário tomar banho todos os dias. Uma ou duas vezes na semana, fazendo a limpeza diária com um pano umedecido para manter as dobrinhas e genitais higienizadas é o suficiente.

Eles se sujam menos e, com exceção de dias mais quentes, quase não transpiram.

À medida que o bebê cresce ele começa a brincar no chão, engatinhas e andar, se torna mais ativo e transpira mais. Com isso, os banhos se tornam mais importantes.

Tomar banho, então, torna-se parte da rotina do bebê. Com isso, vem o medo, já que o bebê se mexe mais e segurá-lo se torna ainda mais difícil. Para evitar problemas é sempre bom pensar em alternativas para fazer seu bebê ficar mais calmo.

Veja algumas coisas para considerar na hora do banho do seu bebê.

 

Local do banho

Para bebês maiores, que ficam sentados ou em pé, existem várias opções na hora do banho. Se você tiver uma banheira em casa é possível utilizá-la, basta lembrar de não encher muito, para que ele mantenha sempre o peito e a cabeça fora da água, reduzindo o risco de afogamento. Essa opção pode ser um pouco desconfortável para a mamãe, então utilizar almofadas e apoios para proteger braços e joelhos.

Para ficar mais confortável, a mamãe pode optar pelas banheiras de plástico, dobráveis ou infláveis. Elas podem ser colocadas no chão do banheiro, já que as laterais são mais baixas que as banheiras para adultos, em mesas ou em suportes, ficando em uma altura mais confortável para a mamãe.

 

Temperatura

hora do banho bebê grande banheira Água morna, em torno de 37º, controlada com um termômetro, mais do que proteger seu filho contra friagem e resfriados é, também, uma ótima forma de acalmar o pequeno. Essa temperatura é relaxante e aconchegante. Assim, o banho não se torna apenas uma forma de limpar o bebê, mas de aliviar o estresse e agitação do dia e prepara-lo para uma boa noite de sono.

 

Brinquedos

Colocar brinquedos no banho do pequeno pode ajudar muito a acalmar bebês agitados. Ele se distrai e se diverte, transformando a hora do banho em uma festa. Com os brinquedos, ele não fica tentando se virar e levantar tanto, assim, você consegue limpá-lo com mais calma.

Toda brincadeira é, ainda, uma forma de criar laços entre mamãe e bebê. Vocês se divertem juntos e tornam aquele um momento especial, em lugar de apenas mais uma hora da rotina diária.

Além disso, é muito mais fácil convencer seu pequeno a entrar na água para tomar banho se ele criar uma relação de diversão com a hora do banho. O choro e a insatisfação de tirar a roupa toda e se lavar é muito diminuído com brinquedos e brincadeiras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *