Não é fácil encontrar coisas para fazer com o bebê de 1 mês, que só come e dorme. Mas é possível criar bons momentos com coisas simples se você estiver preparada.

 

A rotina de um bebê pequeno tem pouco tempo para momentos em família, mas eles existem. Por isso, desenvolver atividades e brincadeiras para quando esses momentos surgem é essencial.

Para o bebê de 1 mês tudo é uma forma de criar laços, compreender o mundo ao seu redor e se desenvolver. Estimular a visão, audição, coordenação motora e cognição, assim, não precisa ser um desafio.

Veja algumas brincadeiras simples que podem tornar seu tempo com o bebê mais divertido e produtivo para todos.

 

Estimulando seu bebê de 1 mês

Nessa idade, bebês não fazem muita coisa. Eles passam a maior parte do tempo dormindo e, quando acordam, em geral, é para comer ou trocar a fralda. Mas existem momentos em que seu filho estará acordado por saudade e carência, desejando passar um tempo com você.

É nesses momentos que as brincadeiras e estímulos podem ser introduzidas. Essa é a forma perfeita de passar um tempo de qualidade com ele sem que se torne cansativo para a mamãe ou estressante para o bebê.

brinquedos bebê 1 mês brincadeiraNão é nada fácil passar duas horas sacudindo o bebê no colo. Então, por que não usar esse tempo para estimular seu desenvolvimento, utilizando formas divertidas de melhorar sua coordenação motora e seus sentidos?

Existem diversas brincadeiras simples que podem ser usadas nesse momento, mas é preciso saber, antes de mais nada, que cada bebê tem um tempo.

Ele precisa dos momentos em que está dormindo, de carinho e do leite materno.

Por isso, ao começar a introduzir brincadeiras na rotina do seu bebê não fique esperando que ele fale, ande ou agarre coisas mais rápido. Acelerar seu desenvolvimento não é um objetivo que deve ser foco.

A ideia de brincar com o pequeno é para que ele tenha, constantemente, os estímulos necessários para que ele consiga crescer e melhorar sua capacidade motora e cognitiva em seu próprio tempo sem grandes dificuldades.

 

Brincando com seu bebê

Mais do que estímulo, as brincadeiras com bebês de 1 mês são um momento de convivência em família. São formas de tornar os momentos livres mais divertidos e estimulantes para mamãe, papai e filhinho. Crie bons momentos que façam o bebê se sentir amado, aconchegado, seguro e feliz.

Lembre-se de que eles precisam ser agradáveis para você também, não uma obrigação. Se não for para se divertir junto e se deliciar com as gargalhadas do pequeno, para que servem brincadeira, não é mesmo?

Veja algumas dicas gostosas e divertidas:

 

Aposte em brinquedos coloridos e de diferentes tamanhos

Para um bebê de 1 mês qualquer objeto pode se tornar um brinquedo super interessante e divertido. A escolha de brinquedos, assim, é mais uma forma de oferecer coisas que ele possa colocar na boca e tentar pegar sem se machucar.

O que você precisa saber, aqui, é que nesse primeiro mês a visão do pequeno ainda está se ajustando. Seu campo de visão é restrito de 20 a 30 cm de distância do corpo. Por isso, quanto mais próximo e mais contraste de cores, principalmente entre preto e branco, melhor ele vai identificar o brinquedo.

 

Movimentos estimulam visão

brinquedos bebê 1 mês brincadeiraAssim como a distância e as cores, movimentos são um grande estímulo para a visão do seu bebê.

Brinquedos que se movem, como móbiles ou cubos de atividades que eles possam arremessar, são um bom jeito de criar brincadeiras divertidas enquanto ajuda no desenvolvimento do pequeno.

Mova você mesma os brinquedos dentro do campo de visão do pequeno, além de ser divertido ver a reação dele, você, de quebra, começa a identificar quais os brinquedos que chamam mais a atenção do seu bebê.

 

Brinquedos com som são diversão garantida

Seu bebê ainda está acostumando com os barulhos e sons diferentes do mundo. Estimular a audição do bebê, então, significa mais do que ajudar ele a crescer, mas auxiliar para que ele se acostume com sons e não se assuste com tanta frequência.

Chocalhos, bonecos que tocam música e outros brinquedos com som, ajudam, ainda, a melhorar a noção de espaço do pequeno. Deslocar o brinquedo fazendo som em volta dele faz com que ele entenda melhor de que lado cada coisa está.

 

O mundo pode ser um brinquedo

Não é preciso sempre comprar brinquedos para estimular e divertir o bebê de 1 mês. Ver o mundo ao redor pode ser uma grande diversão. Saia um pouco de casa, mostre para ele a luz do sol, árvores e pessoas em um belo passeio. Coloque o pequeno sentado de costas para seu peito em um canguru e vá dar uma volta.

Só tome cuidado com o sol na pele delicada do bebê, evite sair depois das dez da manhã ou antes das cinco da tarde e utilize um chapeuzinho e protetor solar.

 

Cante, dance e converse com o bebê

A voz da mamãe e do papai e a forma como eles se movem podem ser uma diversão sem limites para o pequeno. Além de estimularem a visão e a audição do bebê, são a melhor forma de criar laços mais íntimos, oferecer carinho e estimular a sensibilidade.

Lembre-se de sempre associar expressões faciais e tom de voz nas conversas, assim, ele já vai acostumando com suas mudanças de humor e começa a entender cada vez melhor quando você está triste, brava ou feliz com as coisas que ele faz. Isso pode te ajudar muito no futuro.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *