Quem tem filhos pequenos, qualquer distração com eles pode ser fatal. Acidentes com crianças em casa são mais comuns do que imaginamos. Mas como deixar os filhos seguros em casa? Veja nossas dicas sobre o assunto.

Todo cuidado é pouco no quarto

Em quartos com beliche, as crianças com menos de 6 anos devem dormir na parte de baixo, sempre. Caso o pequeno insista em dormir na parte de cima, instale grades de madeira nas laterais, para evitar acidentes.

Procure manter os brinquedos do seu filho sempre organizados, para evitar que ela possa tropeçar e cair acidentalmente. Se possível, opte por organizador de brinquedos, pois além de manterem o quarto mais seguro, deixam o ambiente mais bonito.

organizador de brinquedos infantil

Organizador de Brinquedos de Parede Girafa – 3 Sprouts

Não coloque nenhum móvel perto da janela do quarto do seu filho, pois ele pode usá-lo para escalar e o risco de queda é alto. Além disso, não dê brinquedos pontiagudos ou que produzem sons altos.

Antes de presentear quem você ama, verifique se a criança tem a habilidade necessária para manusear o brinquedo e se o mesmo vem com o selo do Inmetro.

Lençóis, cobertores e travesseiros devem ficar sempre dentro do guarda-roupas quando não estiverem sendo usados, para que não haja risco de sufocamento.

Cozinha não é lugar e criança

A cozinha é um dos lugares da casa em que crianças e adultos mais se acidentam. Para que seu filho fique sempre seguro, evite deixá-lo sozinho nesse cômodo, pois isso é muito arriscado.

Na hora de cozinhar, prefira usar as trempes de trás do fogão e certifique se os cabos das panelas estão virados para o lado de dentro para que os pimpolhos não mexam neles.

Mantenha sempre fora do alcance dos seus filhos: sacos de plástico, fósforos, isqueiros, cadeiras de alimentação, álcool, facas, garfos e objetos de vidro ou cortantes. Lembre-se de que as crianças não sabem manuseá-los.

Tome cuidado no banheiro

As crianças também podem se acidentar no banheiro. Por isso, mantenha a tampa do vaso sanitário sempre fechada, pois crianças são curiosas e acidentes podem acontecer. Se for o caso, deixe a porta do banheiro trancada.

Se nesse cômodo tiver uma banheira infantil, jamais deixe seu filho tomar banho sozinho dentro dela. O armário em que ficam produtos como medicamentos, vitaminas, antissépticos bucais deve ficar sempre trancado.

Aparelhos de barbear, tesouras, lâminas, secadores de cabelo e demais aparelhos elétricos são de uso exclusivo para adultos e devem ficar longe das crianças. Deixe-os sempre trancados!

Deixe sua sala de estar mais segura

Se o piso da sua sala for escorregadio ou com carpetes, seu filho pode se acidentar. Se for viável, coloque tapetes antiderrapantes ou retire-os da sala. Procure também não deixar os tapetes de atividades espalhados após o uso.

Se sua casa tem escadas que dão acesso aos quartos, instale grades de proteção no topo e na base delas. Coloque redes de proteção em todas as janelas e sacadas.

Jamais deixe fios elétricos desencapados à vista e sempre proteja as tomadas com tampas próprias, fitas isolantes ou coloque móveis para impedir o acesso dos pequenos a elas.

Cortinas e persianas que têm cordas também podem causar acidentes com as crianças, bem como os móveis perto das janelas, pois oferecem o risco de quedas fatais.

Lavanderia ou área de serviço: evite deixar seus filhos

Após usar bacias ou baldes na lavagem de roupas, deixe-os sempre vazios, guarde-os fora do alcance dos pequenos e sempre virados de boca para baixo.

Os produtos de limpeza são tóxicos, por isso, devem sempre ficar em um lugar alto ou trancados dentro de um armário.

Vale lembrar que eles devem ser mantidos dentro dos recipientes originais para não confundir as crianças, que podem achar que aquilo é suco, por causa da coloração.

Tenha a certeza de que as plantas que você tem em casa não são venenosas e não oferecem risco para os pequenos.

Certifique-se de que seu filho não alcança a beirada do tanque ou não consegue abrir a máquina de lavar roupas. Não se esqueça de esvaziá-los sempre que não estiverem em uso e jamais deixe água suja dentro desses recipientes.

cuidados com os bebês em casa

Use slings em suas tarefas diárias

Está vendo como alguns cuidados com a casa são importantes para evitar acidentes com quem você mais ama na vida? A nossa dica final é o uso dos slings, que é uma mão na roda quando o assunto é segurança dos pequenos.

Os slings e os cangurus para bebê ajudam você nas tarefas diárias do lar e permitem carregar seu filho por todos os cômodos da casa, com toda a segurança que ele merece. Afinal, acidentes em casa com crianças devem e podem ser evitados!

Categorias: Casa

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *