A utilização de colar de âmbar em bebês já era algo bastante conhecido e utilizado na Europa, mas quando a brasileira e modelo Gisele Büdnchen mostrou que sua filha mais nova também usava, tornou-se uma tendência no Brasil.

Assim, hoje em dia, vemos diversas mães e pais que colocam o colar de âmbar em seus filhos, mas por que ficou tão famoso?

Graças as propriedades analgésicas e anti inflamatórias do âmbar, o objetivo tem sido de diminuir a dor e aliviar o desconforto da erupção dos primeiros dentinhos do bebê.

Quer conhecer mais sobre os benefícios do colar de âmbar? Então continue lendo até o final!

O que é colar de âmbar?

ambar baltico
Colar de âmbar mel escuro não polido

O âmbar nada mais é do que uma resina fóssil gerada por pinheiros, que devido as suas propriedades tem sido amplamente utilizado no mundo como um acessório terapêutico.

A principal substância responsável por ocasionar o efeito analgésico é o ácido succínico, já bastante utilizado na indústria farmacêutica na produção de:

  • Analgésicos;
  • Cicatrizantes;
  • Anti inflamatórios;
  • Imunoestimulantes;
  • Etc.

Assim, o colar de âmbar ultimamente tem sido bastante utilizado por bebês na fase de primeira dentição para aliviar as dores e desconfortos que o crescimento dos dentes podem gerar nos pequenos.

Ainda não existe comprovação médica total sobre esse fato, mas acredita-se que a resina libera suas propriedades aos poucos ao manter contato com a pele.

Benefícios do colar de âmbar

Agora vamos ver quais são os principais benefícios que o colar de âmbar pode trazer aos bebês e crianças.

1 – Alivia dores

Por ter uma função analgésica, o colar de âmbar tem como principal benefício o de diminuir as dores de bebês que estão passando pela fase de dentição.

É bastante comum que, ao chegar em determinada época, os bebês comecem a chorar mais e sem nenhuma causa aparente, não é mesmo?

Mas quem é mãe já sabe que essa é a época em que os dentinhos começam a aparecer e seu nascimento causam um grande desconforto nos bebês.

Dessa maneira, o colar de âmbar atua como uma cura natural, diminuindo as dores e aliviando o desconforto dos pequenos.

2 – Anti inflamatório

Quem tem bebês ou crianças pequenas sabe o quanto devemos tomar cuidado para que ele não pegue gripes, resfriados, dores de garganta ou ouvido, não é mesmo?

Isso porque eles ainda são seres em desenvolvimento e não têm um sistema imunológico tão fortalecido quanto de uma pessoa adulta.

O colar de âmbar também possui características anti inflamatórias que estimula o sistema imunológico, tornando-o mais fortalecido para evitar e enfrentar processos inflamatórios com mais rapidez.

Cuidados com o colar de âmbar

Embora o colar de âmbar seja bastante benéfico à saúde do bebê, é importante deixar alguns avisos de cuidados, pois, afinal, estamos falando de nossos bens mais preciosos: os filhos.

Por o colar ficar ao redor do pescoço, é imprescindível que o pequeno esteja sendo monitorado por um adulto de maneira integral, para fiscalizar se ele não vai se machucar.

Isso porque, o bebê pode, sem querer, puxar o colar e acabar se estrangulando ou até mesmo quebrar e ingerir uma das pedrinhas.

Por isso, esteja sempre atento, verifique se o colar está em boas condições, bem fechado, retire-o para dormir e fique sempre de olho!

Conclusão

O colar de âmbar tem sido bastante utilizado para aliviar as dores dos bebês que estão passando pela primeira fase de dentição.

Não se esqueça de conversar com o seu médico pediatra antes de colocar em seu filho, pois ele irá te orientar mais afundo.

Leia também nosso artigo sobre o Aspirador Nasal Nosefrida.

Categorias: Reviews

1 comentário

10 ideias de nomes de bebês para usar em 2021 - Blog Maternidade · 25 de junho de 2020 às 20:58

[…] Leia também: Colar de âmbar funciona? Conheça benefícios e cuidados […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *