Dúvidas sobre a amamentação existem entre diversas mamães, principalmente as de primeira viagem. Quando pensar em amamentação se torna parte do processo de dentição, os questionamentos parecem dobrar.

Para muitas pessoas, o fato de o bebê ter a dentição é motivo para interromper a amamentação. Ainda que seja um raciocínio que tem sua lógica, já que com a dentição o bebê passa a comer alimentos sólidos, essa não é uma verdade absoluta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja mantida até os dois anos ou mais do bebê, a dentição ocorre a partir dos 6 meses.

Amamentação é essencial para a oferta dos nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver, fortalece o sistema imunológico, ajuda a aliviar os incômodos da dentição e muitos outros benefícios. Mas é nessa hora que surge a preocupação: como amamentar o bebê com dentinhos e não sofrer com mordidas. Acompanhe para saber mais.

Por que seu bebê morde durante a amamentação?

Saber como evitar as mordidas do bebê exige que, primeiro, você entenda o que está acontecendo. Não pense que seu bebê faz isso por motivos ruins, saiba que ele:

  • Não deseja te machucar;
  • Não odeia você;
  • Não está se vingando de nada.

Mais importante ainda, não ache que o fato dele te morder significa que você é uma mamãe ruim ou está fazendo algo errado. Na maioria das vezes o bebê é motivado por instinto e, dependendo da sua reação, é despertada nele a curiosidade.

amamentação dentição mordida

Imagine que ele está mamando e o seio começou a escapar, ele morde e você grita. Para ele, essa é uma reação interessante.

Ele não entende, ainda, que ela significa dor e pode acabar se divertindo com a sua reação sem a intenção, o que faz com que ele repita o comportamento de te morder.

Entre os principais motivos para o bebê morder o peito da mãe na amamentação estão:

Desenvolvimento de habilidades

Os primeiros anos do seu bebê são uma época de desenvolvimento da coordenação motora e de explorar o mundo. Se ele já passa todo o tempo levando tudo o que encontra para a boca e mordendo, não é de se espantar que, ao ter o seu seio na boca, ele faça o mesmo. É a forma dele de descobrir o que é e para que serve morder.

Prazer oral

Tema até de teses da psicanálise, o prazer oral é uma das fases do desenvolvimento do cérebro do bebê. Para ele, colocar coisas na boca, lamber e morder é algo prazeroso. Não estamos falando de um prazer erótico, apenas da sensação de satisfação em ter algo entre os dentes, o que, para seu bebê, é algo imenso.

Acidentes

Seu bebê pode te morder sem motivo algum, apenas por acidente. Ele pode ter pegado no sono, ouvir um barulho alto e se assustar ou tentar virar a cabeça para ver algo que chamou a atenção e, sem intenção, acabar mordendo o peito.

Coceira na gengiva

amamentação dentição mordida

O período da dentição causa desconfortos que o bebê pode tentar aliviar mordendo. Não é atoa que se recomenda comprar mordedores para bebês nessa fase e, no momento que ele está com o peito na boca, aquele parece ser um bom mordedor para aliviar a coceira na gengiva.

 

Fluxo de leite exagerado

Se a mamãe está com muito leite ou um fluxo intenso é comum que o bebê morda o bico do seio. É uma forma que ele encontra de fazer com que o leite pare de sair. É raro que essa reação aconteça, mas ela é possível.

Chamar atenção

O bebê morde seu seio e você olha para ele e fala com ele. Com o tempo ele entende que essa é uma maneira de ganhar sua atenção e carinho, principalmente bebês maiores.

Como evitar que o bebê morda o seio?

Ainda que seja uma reação natural, ter um bebê mordendo o seio é doloroso e desconfortável, podendo até prejudicar a relação entre mãe e filho. Essa é uma reação imprevisível, mas existem algumas ações que podem ajudar a evitar que aconteça. Algumas dicas são:

  • Não deixe o bebê brincar com o peito. Dê de mamar apenas quando ele estiver com fome e quando estiver satisfeito tire o peito da boca dele.
  • Não deixe que ele durma no peito. Se a mamada ainda não tiver acabado acorde-o gentilmente, se ele tiver terminado de comer, tire-o do peito.
  • Coloque o dedo na boca dele quando for tirar o peito, evitando que ele puxe o seio, ou quando achar que ele vai te morder.
  • Procure lugares tranquilos para amamentar, evitando mordidas acidentais por causa de sustos ou distrações.
  • Dê um mordedor gelado para ele morder antes e depois de cada mamada, aliviando os incômodos da dentição antes que ele entre em contato com seu peito.

Além disso, sua reação no momento da mordida é muito importante para que ele não se acostume a te morder. É importante deixar claro que é uma ação que não te agrada, por isso, antes de mais nada, olhe séria para o bebê. Não precisa fazer cara de brava ou fazer careta. Fale para ele “Não”, sem gritar, mas de maneira firme, deixando claro que não gostou.

amamentação dentição mordidaDepois dessa bronca inicial, retire o peito da boca dele por alguns minutos e, enquanto espera para voltar a dar de mamada, converse com ele.

Ainda que ele não entenda o que você está dizendo, ele consegue interpretar seu tom de voz. Troque de peito e troque a posição na hora de voltar a dar de mamar.

Se você é uma pessoa que se distrai, mexe no celular ou fica conversando com alguém enquanto amamenta, a mordida pode ser uma forma de chamar a atenção. Então, para evitar levar uma mordida, busque dar mais atenção ao bebê durante a amamentação. Fazer carinho, conversar e cantar podem ajudar a evitar a mordida, além de melhorar o vínculo entre mamãe e bebê.

Se mesmo com esse processo todo ele voltar a morder repita o passo a passo, mas coloque o bebê no berço por alguns instantes antes de voltar a amamentar.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *