É comum que nos primeiros meses de vida, o bebê demore para dormir ou não durma a noite toda, o que pode ser desgastante para os pais, que estão acostumados a relaxar ao longo da noite.

O número de horas que o bebê precisa dormir depende da idade e do seu nível de desenvolvimento, porém o indicado é que o recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia, entretanto, essas horas tendem a ser distribuídas em períodos de poucas horas durante do dia, já que o bebê acorda várias vezes para alimentar-se.

Crie uma rotina no período da noite

Para o bebê dormir rápido e conseguir dormir por mais tempo é necessário que aprenda a diferenciar a noite do dia e, para isto, os pais precisam durante o dia ter a casa bem iluminada e realizar o barulho comum do dia, além de brincar com a criança.

Na hora de dormir, é fundamental preparar a casa, reduzindo as luzes, fechando as janelas e diminuindo o ruído, além de definir uma hora para dormir, como 22.00h, por exemplo.

Deitar o bebê no berço

como fazer o bebê dormir no berço

O bebê precisa dormir sem companhia na alcofa ou berço a partir de que nasce, uma vez que é mais confortável e sem riscos, já que dormir na cama dos pais pode se tornar perigoso, visto que os pais são capazes de machucar o bebê ao longo o sono.

E dormir no chiqueirinho ou na cadeirinha é desagradável e causa dor no corpo. Além disso, a criança precisa dormir constantemente no mesmo lugar para se acostumar com a sua cama e conseguir dormir mais com facilidade.

Dessa maneira, os pais precisam colocar o bebê no berço ainda acordado para que aprenda a pegar no sono sem companhia e, no momento em que este acorda não se deve tirar logo o bebê da cama, a não ser que esteja desagradável ou sujo, devendo-se sentar ao lado do berço e conversar baixinho com ele, para que entenda que precisa ficar ali e que é seguro para si.

Criar um local confortável no quarto

Na momento de dormir, o quarto do bebê precisa estar nem muito quente, nem frio, e deve-se diminuir o barulho e a luz do quarto, devendo-se desligar a tv, o rádio ou o computador.

Outra orientação fundamental é desligar luzes fortes, fechando a janela do quarto, no entanto, pode-se deixar uma luz de presença, como uma luz de tomada, para que a criança, caso desperte, não se assuste com o escuro.

Dica: conheça o projetor com luzes e sons da Clingo.

Dar de mamar antes de dormir

Outra maneira de auxiliar o bebê a dormir rapidamente e a dormir por mais tempo é colocar o bebê para mamar antes de dormir, uma vez que deixa o bebê saciado e com mais tempo até sentir de novo fome.

Confira dicas para realizar o desmame noturno sem traumas.

Dar um ursinho para dormir

Alguns bebês gostam de dormir com uma diversão para se sentirem mais seguros e, geralmente não há dificuldade para a criança dormir com um bichinho de pelúcia pequenininho.

No entanto, deve-se adotar bonecos que não sejam bastante pequenos visto que há momento de o bebê colocar na boca e engolir, assim como bonecos bastante grandes que o são capazes de sufocar.

Crianças com complicações respiratórios, como alergias ou bronquite, não precisam dormir com bonecos de pelúcia.

Realizar uma massagem no momento de deitar

Assim como o banho, alguns bebês ficam sonolentos depois de uma massagem nas costas e pernas e, dessa forma, esta pode ser uma maneira de auxiliar o bebê a dormir e dormir mais durante a noite.

Vejo como realizar massagem relaxante no bebê.

Dê banho antes de dormir

Geralmente o banho é um hora relaxante para o bebê e, dessa forma, pode ser uma surpreendente estratégia para usar antes de ir para a cama, já que auxilia o bebê a dormir mais rápido e dormir melhor.

Vestir um pijama aconchegante

Quando se deitar o bebê para dormir, mesmo que seja para realizar uma sesta, deve-se sempre vestir um pijama agasalhado para que o bebê aprenda qual a roupa que veste na momento de ir para a cama.

Para garantir que o pijama é aconchegante deve-se preferir uma roupinha de algodão, sem botões ou fios e sem elásticos, para não machucar nem sequer apertar a criança.

Troque a fralda antes de dormir

No momento em que os pais vão deitar o bebê para dormir precisam trocar a fralda, limpando e lavando a região genital para que a criança se sinta sempre limpa e confortável, já que a fralda suja pode-se tornar desagradável e não deixar o bebê dormir, além de poder provocar irritação na pele.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *