Mamãe e papai aguardam com ansiedade para ver os dentinhos do bebê crescido e conquistar um super sorriso. No entanto, chegar a esse ponto pode ser um processo difícil. A primeira dentição é um grande sofrimento para o bebê e fonte de grande preocupação para os pais.

 

Seu pequeno vai passar pela dentição duas vezes, a primeira, quando nascem os dentes de leite, é a mais dolorosa e problemática. Quando os dentes permanentes vierem, a gengiva já estará aberta para sua chegada e seu bebê mais velho.

Como acontece com tudo na vida, tornar o processo mais fácil depende de entender como ele acontece. Por isso, trazemos para as mamães e papais um jeito simples de conhecer as fases da dentição do seu filho. Acompanhe o post e saiba tudo o que precisa sobre a dentição.

 

Fases da dentição das crianças

A primeira dentição do seu bebê tem início quando ele tem cerca de 6 meses, podendo acontecer um pouco antes ou depois. A segunda fase, dos dentes permanentes, acontecerá apenas perto dos 6 anos de vida. Conheça mais sobre essas fases, os sintomas da dentição e como cuidar dos dentinhos do seu bebê.

 

1ª dentição

A primeira dentição do seu bebê, em torno dos 6 meses de vida do pequeno, costuma seguir uma ordem de nascimento. Ela pode mudar de bebê para bebê, mas, no geral, a ordem é:

dentição do bebê fases

De 6 a 12 meses: incisivos inferiores e superiores;

 

De 9 a 16 meses: laterais superiores e inferiores;

 

De 13 a 19 meses: primeiros molares;

 

De 17 a 23 meses: caninos;

 

De 23 a 33 meses: segundos molares.

 

Assim, com cerca de 3 anos seu pequeno tem todos os dentes de leite já e a primeira fase da dentição se encerra.

 

Principais sintomas da dentição

O período de dentição começa com a vermelhidão da gengiva e inchaço. As bochechas do seu bebê ficarão rosadas e a salivação será maior. Além disso, é comum que ele fique irritado e com coceira nas gengivas.

Como o nascimento dos primeiros dentes significa que os dentes estão rompendo a carne e pele da gengiva para sair, não é incomum que o corpo comece a combater os sintomas como se fosse uma inflamação.

Por esse motivo, seu bebê pode ter um aumento nas temperaturas, resultando em febre que não deve ser alta. Caso seu bebê tenha febres de 38º C é muito provável que não tenha relação com a dentição, então leve-o a um pronto-atendimento.

Existem diversas formas de aliviar a dor e irritações da dentição. A massagem na gengiva é a mais comum, por isso não estranhe se seu filho começar a levar tudo à boca. É a forma que ele tem de coçar as gengivas.

No entanto, muitas coisas podem conter bactérias que podem causar doenças, então é preciso ter atenção. Comprar massageadores de gengiva, mordedores e outros itens para que ele tenha sempre algo nas mãos que possa ser colocado na boca é essencial.

 

Veja neste post 8 dicas para reduzir os desconfortos da dentição.

 

Como cuidar da higiene dos primeiros dentinhos

Cuidar da higiene da boca do seu bebê evita não só cáries nos dentes, mas fungos causadores de doenças como a chamada sapinho, a candidíase oral. Esses fungos e bactérias podem causar problemas mesmo ante dos dentes nascerem.

dentição do bebê fasesExistem escovinhas de dente e massageadores de gengivas com cerdas macias que são específicos para esses cuidados.

 

Utilize apenas produtos com cerdas macias e desenvolvidos especificamente para bebês, como cremes dentais especiais.

 

Produtos que não são específicos para bebês podem causar machucados nas gengivas e dentes, alergias e outros problemas.

Escove os dentes ou as gengivas do seu bebê duas vezes ao dia, após as principais refeições.

 

Primeira visita ao dentista

Ao contrário do que muitos pais pensam, não é preciso esperar que os primeiros dentinhos apareçam para ir ao dentista. O odontopediatra, especialista na saúde da boca dos pequenos, pode fazer avaliações e ajudar com a limpeza da gengiva e língua do seu bebê.

Esse profissional vai olhar, ainda, a estrutura óssea do pequeno, ajudando a identificar antecipadamente anormalidades como língua presa, dentes nascendo na posição errada, entre outros. Além disso, orienta os pais sobre como realizar a escovação dos dentes e da gengiva de maneira correta para evitar doenças e caries.

Quanto mais cedo você levar seu bebê ao odontopediatra, melhor. Se quiser esperar um tempo, tudo bem também, mas seu limite é o nascimento do primeiro dentinho.

 

2ª dentição

A segunda dentição é a troca de dentes de leite pelos permanentes. Ela acontece em duas fases, a primeira aos 6 anos, como já comentamos, e a segunda dos 9 aos 12 anos.

O principal sinal da troca de dentes é o fato de ficar cada vez mais mole. Quando eles estiverem bem soltinhos você pode puxar para retirar, mas é importante fazer com delicadeza, não machucando a raiz.

Na segunda dentição nascem não apenas os dentes permanentes que substituem os dentes de leite, mas também os permanentes que nascem em espaços vagos, sem substituir outro. Esse é o caso do último molar, conhecido popularmente como dente do siso.

 

Cuidar da saúde oral do seu bebê durante todas as fases é essencial para que ele não tenha problemas com má formação no futuro e para que esteja sempre com os dentes branquinhos, saudáveis e um sorriso lindo.


1 comentário

Como evitar a mordida no peito na hora de amamentar? - Blog Maternidade · 15 de março de 2019 às 12:47

[…] Para muitas pessoas, o fato de o bebê ter a dentição é motivo para interromper a amamentação. Ainda que seja um raciocínio que tem sua lógica, já que com a dentição o bebê passa a comer alimentos sólidos, essa não é uma verdade absoluta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja mantida até os dois anos ou mais do bebê, a dentição ocorre a partir dos 6 meses. […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *