Não há quem resista quando o bebê começa a ter dentinhos, não é mesmo? Eles ficam cada vez mais fofos e tempo parece passar cada vez mais rápido!
Porém, o que não imaginamos é que o processo de dentição dos nossos queridos pequenos pode ser algo bastante incômodo para eles e causar até dores e desconfortos.
Por esse motivo, muitas vezes o bebê entra em uma fase de muito choro, o qual não parece ter uma razão aparente.
Assim, hoje vamos falar um pouco mais sobre o processo de dentição do bebê, como saber quando ela vai acontecer e como evitar que seu pequeno tenha desconfortos.
Quando inicia a dentição?

O processo de dentição dos bebês acontece logo no primeiro semestre de vida, entre o quarto e oitavo mês de idade.
Nesse momento, as raízes começarão a surgir, o que irá gerar o aparecimento dos primeiros dentes, algo que pressiona a gengiva do bebê, levando-o a sentir desconforto.
É nesse momento que o bebê começará a dar alguns sinais de que a sua dentição começou a apontar e por isso devemos nos atentar, como:
- Irritabilidade;
- Vontade de morder;
- Maior produção de baba;
- Coceira nas gengivas;
- Entre outros.
Normalmente, os primeiros dentes a surgir são os dois frontais da parte de baixo da gengiva, também denominadas como incisivos frontais inferiores.
Posteriormente, é comum que nasçam os dentes superiores, o que possibilita a iniciação de uma alimentação mais sólida.
Sintomas do começo da dentição
Como já mencionamos acima, a dentição é um processo que costuma causar certo desconforto nos bebês, tendo em vista que suas gengivas são mais sensíveis.
Por essa razão, ao perceber que os dentes do seu filho estão começando a aparecer, saiba que é um momento de paciência e compreensão, pois ele ficará mais irritado e desconfortável.
Assim, é um período em que os choros são constantes, além de que é possível que ocorram algumas alterações em seus hábitos, como:
- Mudança de apetite (geralmente, perda);
- Alteração nos padrões de sono;
- Face quente e vermelha;
- Excesso de saliva;
- Gengivas inflamadas e sensíveis.
O que fazer para diminuir o desconforto do bebê durante a dentição
Se o seu bebê está passando pelo período de dentição, saiba que existem algumas alternativas para diminuir o seu desconforto e dores nesse período.
Veja as dicas a seguir.
1 – Colar de âmbar

O colar de âmbar tem sido uma tendência nos últimos anos para aliviar as dores provocadas pelo início de processo de dentição.
Isso porque, o acessório possui propriedades anti inflamatórias que são transferidas ao organismo ao entrar em contato com a pele.
2 – Picolé de leite materno
Essa é uma excelente alternativa para aliviar as dores ocasionada pela dentição, além de ser saudável e nutritivo.
É importante mencionar que essa estratégia não substitui a amamentação do bebê, além de que deve ser utilizada apenas duas vezes ao dia.
3 – Massagem
Outra atitude que os pais podem fazer para aliviar as dores é massagear levemente a gengiva, mas claro que com as mãos bem limpinhas.
Além de ajudar a diminuir a dor, o contato com os dedos dos pais pode distrair o bebê, tornando um momento divertido.
Conclusão
O início do processo de dentição nos bebês pode ser bastante incômodo, pois o crescimento dos dentes causa desconforto nos bebês.
Por isso, demos algumas dicas para aliviar a aflição do seu filho! Se tiver outras sugestões, deixe nos comentários e compartilhe com as mães nas redes sociais!
0 comentário