Não há quem resista quando o bebê começa a ter dentinhos, não é mesmo? Eles ficam cada vez mais fofos e tempo parece passar cada vez mais rápido!

Porém, o que não imaginamos é que o processo de dentição dos nossos queridos pequenos pode ser algo bastante incômodo para eles e causar até dores e desconfortos.

Por esse motivo, muitas vezes o bebê entra em uma fase de muito choro, o qual não parece ter uma razão aparente.

Assim, hoje vamos falar um pouco mais sobre o processo de dentição do bebê, como saber quando ela vai acontecer e como evitar que seu pequeno tenha desconfortos.

Quando inicia a dentição?

dentição antecipada higiene da boca bebê

O processo de dentição dos bebês acontece logo no primeiro semestre de vida, entre o quarto e oitavo mês de idade.

Nesse momento, as raízes começarão a surgir, o que irá gerar o aparecimento dos primeiros dentes, algo que pressiona a gengiva do bebê, levando-o a sentir desconforto.

É nesse momento que o bebê começará a dar alguns sinais de que a sua dentição começou a apontar e por isso devemos nos atentar, como:

  • Irritabilidade;
  • Vontade de morder;
  • Maior produção de baba;
  • Coceira nas gengivas;
  • Entre outros.

Normalmente, os primeiros dentes a surgir são os dois frontais da parte de baixo da gengiva, também denominadas como incisivos frontais inferiores.

Posteriormente, é comum que nasçam os dentes superiores, o que possibilita a iniciação de uma alimentação mais sólida.

Sintomas do começo da dentição

Como já mencionamos acima, a dentição é um processo que costuma causar certo desconforto nos bebês, tendo em vista que suas gengivas são mais sensíveis.

Por essa razão, ao perceber que os dentes do seu filho estão começando a aparecer, saiba que é um momento de paciência e compreensão, pois ele ficará mais irritado e desconfortável.

Assim, é um período em que os choros são constantes, além de que é possível que ocorram algumas alterações em seus hábitos, como:

  • Mudança de apetite (geralmente, perda);
  • Alteração nos padrões de sono;
  • Face quente e vermelha;
  • Excesso de saliva;
  • Gengivas inflamadas e sensíveis.

O que fazer para diminuir o desconforto do bebê durante a dentição

Se o seu bebê está passando pelo período de dentição, saiba que existem algumas alternativas para diminuir o seu desconforto e dores nesse período.

Veja as dicas a seguir.

1 – Colar de âmbar

colar ambar baltico
Colar de âmbar báltico

O colar de âmbar tem sido uma tendência nos últimos anos para aliviar as dores provocadas pelo início de processo de dentição.

Isso porque, o acessório possui propriedades anti inflamatórias que são transferidas ao organismo ao entrar em contato com a pele.

2 – Picolé de leite materno

Essa é uma excelente alternativa para aliviar as dores ocasionada pela dentição, além de ser saudável e nutritivo.

É importante mencionar que essa estratégia não substitui a amamentação do bebê, além de que deve ser utilizada apenas duas vezes ao dia.

3 – Massagem

Outra atitude que os pais podem fazer para aliviar as dores é massagear levemente a gengiva, mas claro que com as mãos bem limpinhas.

Além de ajudar a diminuir a dor, o contato com os dedos dos pais pode distrair o bebê, tornando um momento divertido.

Conclusão

O início do processo de dentição nos bebês pode ser bastante incômodo, pois o crescimento dos dentes causa desconforto nos bebês.

Por isso, demos algumas dicas para aliviar a aflição do seu filho! Se tiver outras sugestões, deixe nos comentários e compartilhe com as mães nas redes sociais!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *