Desfralde do bebê pode ser um grande desafio, mas com um quadro de incentivos pode ser muito divertido para mamãe e pra o pequeno.

 

Mesmo para os pais que já têm filhos, o desfralde é uma fase difícil e muito envolta de dúvidas, conclusões, opiniões e palpites. Ele nada mais é que aquele período em que a família, a escola e todos que convivem com o bebê precisam ajudar a dar tchauzinho para as fraldas.

Tirar a fralda da criança é um processo longo que exige paciência, compreensão, carinho e trabalho em grupo. Isso porque a criança passeia, passa tempo com outras pessoas e todos precisam estar engajados nessa “missão”.

 

Quadro de incentivo: facilitando o desfralde do bebê

O desfralde não tem uma fórmula mágica. Não existe um único passo que pode funcionar com todas as crianças do mundo, isso é uma lenda. Cada criança é diferente e cada criança tem seu próprio tempo para largar as fraldas. A única dica universal é: não force seu bebê.

Muitos desfraldam com 1 ano de idade, outros aos 3. Isso não influencia em nada, apenas que cada ser humano tem seu tempo e os pais, a família e os educadores precisam respeitar isso. Como não tem fórmula mágica, como os pais podem começar? Um bom primeiro passo é montar um quadro de incentivo.

desfralde treino bebê

O quadro de incentivo é como um cronograma da evolução do bebê. Em uma folha simples ou colorida, os pais vão organizar quadros de conquistas atrelados aos dias da semana:

Esses são alguns exemplos de itens a serem conquistados pelas crianças e que deverão ser marcados nos quadros nos dias conforme a frequência.

Esse mecanismo ajuda os pais e as crianças a trabalharem juntos e a deixarem o desfralde muito mais leve, tirando a pressão de obrigação dos bebês. Além disso, para cada conquista, a criança ganharia parabéns e muito carinho, incentivando-a a continuar evoluindo até o desfralde completo.

 

Como utilizar o quadro de incentivo para o desfralde

Com o quadro em mãos, é hora de colocar em prática algumas dicas para melhorar esse momento. Como já dito, não existe mágica, paciência e compreensão são as palavras-chave para um bom resultado.

 

Organização

Apenas reforçando que a organização e o trabalho em grupo de família, educadores e amigos são essenciais. Depois disso, os pais precisam escolher o que acham melhor: o desfralde será completo (dia e noite) ou parcial? O melhor é comprar penico ou redutor de assento? O início será no verão ou no inverno?

Cada criança se adequa a um desses métodos individualmente, testar o bebê, ver como ele se sente mais confortável é o ideal para achar as respostas. O desfralde parcial é o mais comum, porque ele é feito aos poucos e é mais fácil da criança acostumar. Depende do bebê e do incentivo que os pais estarão dando para descobrir o melhor método.

 

Estímulo

desfralde do bebê O quadro de incentivo funciona bem, mas não sozinho. Uma ótima dica é os responsáveis unirem o quadro e brincadeiras, vídeos, músicas divertidas, livros e tudo o mais que tiver ao alcance.

Roupas coloridas e diferentes também ajudam bastante, mostrar cuequinhas ou calcinhas diferentes e estimular a criança a usá-las pode ser um gatilho para o desfralde. Além disso, músicas e danças também podem ser aliadas nesse processo.

 

Paciência

Mais uma vez é importante não esquecer que a paciência é crucial no desfralde. No começo o bebê se sentirá inseguro. Ele pode chorar, não querer fazer as necessidades fora da fralda, deixar escapar no chão ou móveis e uma bronca nesse momento não vai ajudar em nada.

desfralde do bebêOs pais precisam ser compreensivos e explicar que está tudo bem e conversar sobre a próxima vez. Se a criança for mais tímida, os responsáveis podem combinar um sinal secreto para quando ele ir ao banheiro. Assim o pequeno se sente mais seguro e consegui se acostumar melhor.

Caso as dificuldades sejam muito grandes, espere. Pode ser que seu bebê ainda não esteja pronto para o desfralde


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *