Não são raras as gestantes que reclamam dos enjoos matinais do principio da gravidez. Entender por que acontecem e como evitar é muito importante para uma gestação mais tranquila e menos incomoda.

Apesar de temporários, os enjoos matinais são extremamente desconfortáveis para as grávidas. Não faltam receitas e conselhos para ajudar a evitar, mas é importante ter cuidado. Ainda que enjoos sejam algo simples, podem causar problemas de desidratação e desnutrição.

Não existem receitas milagrosas para resolver o problema. Cada grávida responde de um jeito. Mas existem alguns hábitos que parecem dar resultado para a maioria.

Entender o que causa esses enjoos e as melhores formas de evitar, então, é a melhor forma de ter uma gravidez mais agradável e preservar a saúde da mamãe e do bebê.

Enjoo matinal: o que é?

O início da gravidez de muitas mulheres é marcado, geralmente, pelos enjoos e náusea. Em alguns casos, eles acabam causando, ainda, vômito. Esses são sintomas comuns no primeiro trimestre e afeta cerca de 70% das grávidas.

Geralmente esse enjoo ocorre de manhã, sendo o que acorda as grávidas ou vindo assim que elas se levantam. Por esse motivo são chamados de enjoos matinais. Claro, isso não significa que ocorre apenas de manhã. Não é raro se sentir mal durante todo o dia.

O que causa o enjoo na gravidez?

Não existe uma causa comprovada para os enjoos, mas muitos especialistas parecem ligar os sintomas com os hormônios. Os primeiros três meses são o de maiores níveis e alterações hormonais.

enjoo matinal gravidez gestanteExistem dois hormônios principais que parecem causar os enjoos: progesterona e hormônio gonadotropina coriônicas, o conhecido hormônio da gravidez, ou hCG.

Esses dois hormônios são os responsáveis por manter a gravidez e, em alguns casos, deixam o trato gastrointestinal mais lento.

Ainda que faça sentido, não existe uma comprovação incontestável da relação entre hormônios e enjoo. Muitas vezes duas grávidas com os mesmos níveis hormonais têm reações diferentes.

Fatores como baixo nível de açúcar no sangue, excesso de ácido estomacal, cansaço, estresse e tensão também podem influenciar.

Como reduzir ou evitar

Existem alguns hábitos que podem aliviar muito e, para algumas grávidas, eliminar a ocorrência dos enjoos matinais. Uma das primeiras dicas é manter sua taxa de açúcar no sangue equilibrada.

Deixe sempre uma bolacha de água e sal, chocolate ou bolinho de arroz no criado mudo para comer antes de levantar da cama. Além disso, é melhor fazer 5 ou 6 pequenas refeições ao longo do dia do que 3 grandes refeições, não ficando de estomago vazio.

A quantidade de nutrientes absorvidos é importante também. Tenha uma dieta equilibrada e que ofereça todas as proteínas e carboidratos que o bebê precisa para se desenvolver. Assim ele não precisa tirar esses nutrientes do seu organismo.

Outra boa recomendação é utilizar suplementos de vitamina B6, além das vitaminas pré-natal, o que ajuda a evitar náuseas.

Outras dicas que você pode seguir são:

  • Descanse bem;
  • Evite alimentos picantes e gordurosos;
  • Mantenha distância de alimentos e cheiros que te dão enjoo;
  • Não misture sólidos e líquidos na mesma refeição;
  • Beba chá de camomila e gengibre;
  • Tome um copo de leite ou dois comprimidos de cálcio ao dia.

Se mesmo assim você tiver enjoos, alivie a sensação com essas possibilidades:

  • Relaxe e respire lentamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.
  • Chupe ou mastigue limão ou pedras de gelo.
  • Beba chá de camomila ou de gengibre.

enjoo matinal gravidez sea band pulseira anti-enjooSe preferir uma ajudinha da tecnologia, a mamãe pode recorrer à pulseira anti-enjoo.

Ela foi desenvolvida com base na acupuntura e pressiona um ponto no punho, entre os dois tendões que alivia os enjoos.

A pulseira ainda ajuda na ansiedade, depressão e irritabilidade durante a gravidez.

Como não contem medicamentos, pode ser utilizada sem medo de prejudicar a grávida e o bebê.

Aguente firme, esses enjoos costumam acabar no quarto mês, quando os níveis de hormônio diminuem. Ter náusea e enjoo é normal, mas fique atenta para sintomas persistentes. Se você estivar muito enjoada ou vomitando durante o dia, começar a perder peso, ficar desidratada ou depender muito de remédios para melhorar, procure seu médico.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *