Casais se preparam muito para a chegada do bebê, mas muitas vezes esquecem de cuidar de si e se sobrecarregam. É importante cuidar de coisas além do bebê.

 

Os nove meses de gestação colocam enorme pressão na mamãe e papai. Eles passam os meses aguardando o bebê, organizando a casa, comprando kits de higiene, para o banho e para a hora do sono. Com isso, pensar nos primeiros meses com o bebê em casa fica em segundo plano.

Ainda que ter um bebê mude muita coisa na realidade de um casal, sua chegada não pode ser um motivo para quebrar rotinas importantes. É importante que a mamãe e o papai tenham tempo para estar juntos, para relaxar e para ter um ambiente feliz.

Organizar a rotina e preparar o psicológico para a mudança que é ter um bebê é essencial para criar um ambiente harmonioso. Veja algumas dicas para ter um começo de maternidade mais tranquilo.

 

Entenda sua rotina

Organizar e entender o dia a dia da casa é essencial antes que o bebê nasça. Mamães e papais trabalham fora de casa e, em algum momento, terão que voltar para suas vidas “normais”. Além disso, os trabalhos dentro de casa duplicam com a chegada do pequeno.

Os primeiros meses de maternidade exigem habilidades de circo: é preciso equilibrar horários e fazer malabarismo com as coisas do bebê, da casa e do trabalho. Muitas vezes, essa rotina afasta os casais, o que nunca deve acontecer.

maternidade primeiros meses bebê recém-nascidoEntender qual será o trabalho extra, quais compromissos devem sempre ser mantidos, como o trabalho, e o que cada um pode fazer é essencial. Em alguns casos, será necessário ter uma ajuda extra diária.

Analise a possibilidade de ter alguém para ajudar no serviço de casa: lavar roupa, cozinhar e faxinar.

Ainda que muitos casais não queiram, ter uma terceira pessoa dá para eles mais tempo e tranquilidade.

 

Cuide da alimentação da mamãe

Uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento do bebê e para a amamentação, mas, muito mais que isso, é essencial para a saúde da mamãe. Uma boa alimentação é essencial para que ela tenha energia para enfrentar o dia e pode ser pensada para não dar trabalho.

Comidas leves, rápidas e nutritivas tornam o dia mais simples e garantem nutrientes.

Saladas, frutas e vitaminas podem ajudar a manter a mamãe alimentada entre as refeições principais sem muito trabalho. A boa alimentação ainda cuida da autoestima da mamãe, ajudando a perder os quilos extras ganhados na gestação.

 

Esqueçam o orgulho

Pedir ajuda não significa que vocês são maus pais, apenas que a rotina está muito complicada. Todo mundo precisa de ajuda em algum momento e, com um bebê em casa, essa não é uma realidade tão absurda de acontecer.

Distribua as tarefas entre mamãe e papai, principalmente como coisas do dia a dia, como fazer compras, trocar fraldas e afins. Se ainda assim as coisas estiverem difíceis, recorra à vovó ou a uma diarista.

 

Organize as tarefas

maternidade primeiros meses bebê recém-nascidoMais do que dividir quem vai fazer o que, é essencial saber quando cada coisa deve ser feita.

Leve em consideração o tempo para a hora do banho e do sono do bebê, um momento de passeio e estabeleça dias para realizar as tarefas.

Não se esqueça de um momento do casal.

Com essa organização, a rotina se torna mais controlada e os pais conseguem se organizar melhor para que tudo seja feito sem atrapalhar os momentos de descanso, em casal e de trabalho.

 

Respeite a rotina do seu bebê

Voltar para a rotina da casa é uma das maiores preocupação dos pais. No entanto, agora você tem um bebê em casa e ele tem um tempo próprio para as coisas. De nada adianta você tentar forçar ele a mamar ou dormir no horário que é melhor par você.

O organismo do pequeno funciona como deve funcionar e os horários dele raramente respeitam os seus. Tenha paciência e se organize de acordo com as necessidades do bebê. Com o tempo, tudo entra nos eixos e você adapta sua rotina de acordo com o pequeno.

Forçar seus horários no bebê pode dar mais trabalho do que se adaptar a ele. Não adianta deixar o bebê sem dormir durante o dia ou tentar alimentá-lo quando não estiver com fome. Você só vai gerar mais problema.

 

Preparação para os primeiros meses começa antes do parto

O quarto do bebê está montado, tudo o que ele precisa está guardado e agora é só esperar, certo? Errado.

Todo o processo de organizar rotinas, distribuir tarefas e pensar na alimentação começa antes do bebê nascer. É importante pensar, nas ultimas semanas antes do parto, no que vocês precisam para deixar as coisas mais fáceis.

Tenha a certeza de deixar a despena cheia e de ter receitas fáceis de preparar em mãos para quando o bebê estiver em casa. Assim, você terá menos coisas para se preocupar quando o bebê chegar.

É importante, também, que a nova rotina e organização já comece a ser realizada antes do bebê estar em casa. É um período de adaptação para que mamãe e papai se acostumem e não tenham problemas depois.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *