A gravidez é um momento difícil para as mulheres. São muitas mudanças no corpo e na rotina e que podem desestabilizar o físico e o emocional. Para aliviar, temos as doulas.

 

Doulas são muito conhecidas como as mulheres que ajudam no momento do parto domiciliar. No entanto, poucas pessoas entendem que esta é apenas uma das diversas atribuições dessa profissional.

Compreender por que doulas têm sido cada vez mais requisitadas por grávidas, mesmo antes do início da gestação, depende de entender melhor seu papel no acompanhamento das mulheres.

Veja o que fazem efetivamente as doulas e como conseguem tornar a vida e o parto da gestante mais tranquilos e especiais.

 

O que faz uma doula?

Doulas são mulheres responsáveis por acompanhar todo o período da gestação das grávidas, oferecendo conforto e apoio físico e emocional. Desde o momento em que a mulher decide engravidar até o parto, é essencial ter um suporte desses, ainda que raramente as doulas sejam consideradas.

Muitas vezes elas só acompanham a grávida a partir do momento que ela resolve que fará um parto domiciliar. Essa falta de participação de doulas antes do parto e em partos não-domiciliares vem de uma grande falta de compreensão de seu papel.

Para a maioria das pessoas as funções da doula são:

 

  • Orientar a grávida sobre a respiração;
  • Realizar massagens;
  • Preparar e ajudar com banhos;
  • Fazer aromaterapias e acupunturas.

 

doulas parto funçãoEssas funções estão ligadas diretamente à preparação do corpo da mulher para o parto, na hora do bebê nascer e alivio dos incômodos que as mudanças da gravidez causam.

No entanto, essas não são as únicas funções e benefícios de ter uma doula por todo o processo da gravidez.

Ainda que sejam uma ajuda importante, esses elementos são os que as mulheres menos necessitam da doula.

O organismo feminino é preparado pra parto, com os problemas, em geral, vindos de mitos e medos.

 

Benefícios da ajuda das doulas

Os maiores benefícios em procurar pelo suporte oferecido pelas doulas vai além do que o físico da mulher necessita para o momento do parto. Elas oferecem, principalmente, suporte emocional para a gestação.

Ao procurar uma doula antes mesmo de engravidar, a mulher recebe toda a preparação psicológica para não se frustrar com a demora em engravidar. Além disso, as doulas ajudam as mulheres a entenderem a gravidez de uma forma mais natural, sem tantas pressões sociais e necessidades impostas.

doulas parto funçãoAntes que a gestação se inicie, as doulas trabalham como educadora perinatais. Isso significa que elas são responsáveis por oferecer à futura mamãe todas as informações que ela precisa.

Ela ajuda, então, na escolha do obstetra, do local do parto, orienta a mulher sobre o parto natural e domiciliar, sobre as posições e até sobre como escolher a doula que vai acompanhar a gravidez.

No pós-parto, a ajuda pode ser por meio de telefones e visitas, ajudando a mamãe com as primeiras amamentações, troca de fraldas, limpeza do coto e qualquer outra dúvida. Para mulheres que sofrem com depressão pós-parto, além da ajuda de um psicólogo, a presença da doula pode ser benéfica para a recuperação da mulher.

É importante saber que doulas não são psicólogas ou parteiras. Elas estão presentes para auxiliar a grávida no processo, mas o parto e problemas de depressão devem ser acompanhados por equipes especializadas. Ainda assim, a doula deve passar por cursos de formação específicos para poder realizar seu trabalho de maneira a ajudar e não atrapalhar a grávida e o processo de gestação.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *