Banhos no inverno são um grande desafio para as mamães e papais. Seu bebê não gosta de frio e pode ficar doente. Saiba como tornar esse momento mais tranquilo para ele.

Se nem você gosta de tomar banho no frio, imagine seu bebê, que perde calor muito mais rápido. Por isso, saber como dar banho no bebê no inverno se torna essencial. Assim, você mantém o pequeno saudável sem abrir mão da higiene.

A hora do banho não tem muitos mistérios no inverno, mas existem algumas dicas para tornar o processo mais fácil para o bebê e para a mamãe.

Melhor hora para o banho do bebê

Tanto no verão quanto no inverno, a hora do banho é definida de acordo com a disponibilidade da mamãe e do papai. A única regra é esperar duas horas para dar banho no bebê depois de amamentar. Com o estomago cheio, um banho pode causar enjoo e mal-estar. Fora isso, não existem muitas regras.

Banho bebê tutti amoreMesmo que não exista o horário certo para dar banho no seu pequeno, é importante considerar alguns fatores no inverno.

Crianças sentem mais frio e ficam doentes mais facilmente, por isso é preciso considerar a temperatura do dia.

Banhos no período da manhã e da noite não são muito recomendados.

No inverno são os horários de temperaturas mais baixas, colocando a saúde do bebê em risco. O começo ou meio da tarde são os horários mais recomendados, já que as temperaturas são mais altas nesses períodos.

Considere, também, os sinais que seu pequeno te dá. Se ele estiver sonolento, indisposto, com mãos e pés frios ou com a boquinha arroxeada, a melhor opção é evitar o banho. Mantenha seu bebê bem aquecido caso note algum desses sinais.

Qual a temperatura ideal?

Água fria não é bom para ninguém no inverno, no caso do bebê, não é boa nunca. No entanto água muito quente pode ressecar ou causar queimaduras na pele delicada do pequeno.

O ideal é que a temperatura esteja entre 36ºC e 37ºC, um banho morno. Você pode usar termômetros de banheira para medir e controlar a temperatura do banho. Caso não tenha um termômetro de banheira disponível, use seu antebraço para testar a temperatura da água.

No inverno as sensações térmicas ficam meio bagunçadas, então preste tenção na pele do seu bebê. Se a água estiver muito quente para ele, ainda que você tenha achado boa no teste, a pele dele ficará avermelhada.

Troque banhos por higienização

Não, no inverno você não precisa dar banho no bebê todos os dias. Muitos bebês, inclusive, ficam com a pele irritada ou ressecada se usamos shampoos e sabonetes com frequência, mesmo os desenvolvidos especialmente para os pequenos. Mesmo no banho diário do verão, é bom evitar muitos produtos. Uma gota do sabonete é o suficiente para lavar o corpo todo do pequeno.

Banho esponja bebê tutti amoreNo inverno, como as temperaturas são baixas e o bebê transpira menos e se suja pouco, você pode trocar o banho pela higienização com algodão, sabonete e água morna ou com lenços umedecidos.

Tire uma peça de cada vez e limpe a área antes de ir para a próxima parte.

Essa é uma opção que exige atenção. Limpe muito bem as dobrinhas e genitais do bebê e seque bem. Assim ele fica limpinho, quentinho e cheiroso sem ter que passar pelo desconforto de tirar toda a roupa e se molhar inteiro no banho.

Crie um ambiente quentinho

Feche janelas e portas do quarto onde seu bebê será trocado e deixe tudo o que você vai usar separado para quando ele sair do banho: roupinha, fraldas, pomadas e o que mais for usar. Se for possível, usar um aquecedor é uma boa opção, basta dez minutos antes do banho para deixar o espaço quentinho e pronto para seu bebê. Assim, você evita o choque térmico na saída do banho.

Enrole bem seu bebê na toalha macia logo que acabar o banho, mantendo a temperatura que o corpo ganhou na água. Leve seu bebê imediatamente para o quarto aquecido e só lá comece a secar e vestir o pequeno.

Hora do banho: na banheira ou chuveiro?

Chuveiros só são uma opção para crianças a partir dos dois anos ou dois anos e meio. Isso por que bebês não são firmes, então não conseguem ficar em pé e escorregam com facilidade. Além disso o chão do banheiro é gelado e o jato d’água pode ser incomodo e deixar o bebê agitado.

Crianças com menos de dois anos devem usar sempre uma banheira ou bacia. Além de serem menos perigosas e incomodas, você tem um controle melhor da temperatura do banho. Outro motivo é o fato de a sensação de estar com o corpo imerso na água passa ao bebê a mesma tranquilidade que a que tinha no útero da mamãe.


1 comentário

6 dúvidas que toda grávida tem no pós-parto - Blog Maternidade · 15 de março de 2019 às 12:30

[…] a mamãe também tem necessidades e dúvidas no período do pós-parto. Além de se preocupar em como dar banho no bebê, como amamentar e em que posição segurar, as mães precisam saber sobre sua alimentação, , […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *