Com o passar dos anos novos modelos de mamadeiras e acessórios que prometem diminuir os sintomas das cólicas e refluxo surgem no mercado. No Brasil a busca por este tipo de mamadeira cresce a cada dia. Saiba agora o motivo de tanta procura.


Mamadeira anticólica funciona?

Antes de tudo saiba que nenhuma mamadeira alivia de imediato os sintomas das cólicas enquanto o bebê está chorando, as mamadeiras anticólicas servem para a prevenção contra as causas dos sintomas de cólicas e refluxo.

Baseado nisso vamos pensar também no que possivelmente pode estar provocando as cólicas: na maioria dos casos as cólicas são causadas pelos gases, os gases geralmente são formados devido ao sistema digestivo imaturo dos bebês durante as primeiras semanas de vida, os sintomas são notados e aparentes até o 4 mês de vida.

O que fazer para evitar as cólicas e os gases?

Se o bebê mama no peito ou na mamadeira como complemento, o que provoca de fato as cólicas é a ingestão de ar durante o período de amamentação (na maioria dos casos), então o trabalho das mamadeiras que são o nosso assunto desse post é justamente evitar que o bebê faça a ingestão do ar enquanto está mamando.

O que é refluxo?

o que é refluxo e quais são os sintomas

Quando ingerimos um alimento, ele entra no corpo pela boca, passa pela faringe, esôfago e chega ao estômago. Acontece que entre o esôfago e o estômago existe um músculo chamado esfíncter, que deve permanecer fechado a maior parte do tempo.

O músculo funciona como uma válvula que deve abrir quando engolimos para a passagem da comida.

Se o esfíncter abre fora de hora, pode deixar passar o conteúdo do estômago de volta para o esôfago. Quando isto ocorre, é chamado de refluxo gastroesofágico. É um processo normal e geralmente não é marcado por nenhum tipo de sintoma, por isso é chamado de fisiológico.

bebê com refluxo

Na maioria dos casos, o refluxo não é prejudicial. Todas as pessoas (bebês, crianças e adultos) apresentam um pouco de refluxo após algumas refeições, o que é considerado normal.

Qual a relação do refluxo, cólicas e gases?

De forma bem resumida e fácil para entender podemos dizer que “uma coisa leva à outra”. Como assim? Calma, vamos explicar: ao ingerir ar durante a amamentação, ele causará o inchaço da barriga do bebê em forma de gases, além das cólicas que são causadas pelos gases a barriga do bebê também estufa, aí começa o incômodo.

O bebê chora pressionando o local do abdômen, causando o refluxo e possivelmente a regurgitação.

Como escolher uma mamadeira anticólica?

A MAM e a Avent (principais marcas do mercado neste segmento) possuem as melhores mamadeiras anticólicas, mas existe uma diferença entre elas: o bico. Enquanto você procurar uma mamadeira que alivie os sintomas das cólicas e refluxo, leve algumas coisas em consideração além do valor.

Mamadeira MAM First Bottle

A mamadeira de entrada da MAM tem a capacidade de 130ml e o preço é condizente com o tamanho da mamadeira: aproximadamente R$35 reais. Este tamanho é indicado para bebês recém nascidos e existem outras opções de tamanho que atendem bebês maiores durante os primeiros meses de vida.

bico mamadeira mam anticólica

A vazão de ar é feita pela base da mamadeira, nesta base há alguns “furos” onde o leite não vaza devido à borracha de proteção. Quando o bebê está mamando é possível ouvir som o ar vazando pelo fundo da mamadeira.

Outra grande vantagem dessa mamadeira é que você não precisa de outro acessório para esterilizar no microondas, ela é “auto esterilizável”, basta montar ela da forma correta, colocar a medida indicada de água e levá-la ao microondas.

mamadeira mam anticólica first bottle

Mamadeira Avent Pétala Anticólica

Certamente você já ouviu falar nas famosas mamadeiras com o bico pétala da Avent. Este bico é famoso por “imitar” o bico do seio materno, seu formato é  muito semelhante com o bico do seio.

bico mamadeira avent pétala

A mamadeira Avent Pétala é indicada para mães que amamentam no peito e revesam a amamentação com uma mamadeira.

O modelo de entrada da mamadeira Pétala Avent possui a capacidade para 125ml (a menor do mercado). O valor da mamadeira gira entre algo em torno de R$59,00. A Philips Avent também disponibiliza a mamadeira pétala para bebês recém nascidos (modelo de entrada) e também para bebês já maiores com 3 ou mais meses.

mamadeira avent pétala anticólica

Enquanto o bebê está mamando o ar sai de dentro da mamadeira pelo próprio bico, pois é no bico pétala que o filtro de ar está localizado. O filtro deve ficar sempre posicionado para o lado de cima para que o ar saia de dentro da mamadeira.

Para finalizar

Além das mamadeiras anti cólicas existem outros diversos métodos para aliviar os sintomas e evitar que os bebês tenham cólicas, por exemplo,  massagens específicas para evacuação em períodos estratégicos do dia.

Se o bebê está tomando leite de fórmula é de extrema importância que esteja adaptado à opção escolhida (cada bebê reage de forma diferente aos leites disponíveis nas prateleiras).

Caso queira oferecer o leite materno com o uso de uma mamadeira, você vai precisar do extrator de leite materno em conjunto com os potes para armazenamento de leite materno.


3 comentários

Brenda · 13 de novembro de 2020 às 17:16

Eu queria uma mamadeira grande pra minha filha ou média

Cristiane Moreira · 17 de janeiro de 2021 às 23:24

Parabéns, excelente explicação, muito esclarecedora,eu estava precisando ler tudo que encontrei aqui porque tenho uma bebê de dois meses com refluxo,e eu precisava escolher uma mamadeira pra auxiliar nesse momento complicado.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *