Entenda por que os filhos contam mentiras, se você deve se preocupar e o que você pode fazer quando elas surgirem!

Cientistas de universidade do MIT (Mommy`s Institute of Technology) ou Instituto de Tecnologia das Mamães, encontraram um método de hipnose clínica que diz ser capaz de trabalhar o subconsciente da criança para que ela deixe de mentir!

1º de abril mamãe, primeiro de abril!

Calma papais, não fique bravo com o seu pequeno pinóquio, mentir é algo normal no desenvolvimento da criança,

é um sinal importante de que outras habilidades cognitivas também estão se desenvolvendo.

Mentir é um dos primeiros sinais de que a criança está tomando a consciência de que as outras pessoas possuem desejos, sentimentos e crenças diferentes.

Embora mentir possa não ser socialmente desejável, a capacidade de saber o que os outros estão pensando e sentindo é uma habilidade social importante. Está relacionado à empatia, cooperação e cuidado com os outros quando eles estão se sentindo chateados.

As crianças geralmente começam a mentir por volta dos 2 anos de idade, no início, a mentira pode representar certa confusão entre realidade e imaginação, aparecendo como resposta a algo que elas não entenderam ou interpretaram errado.

Por isso, antes de qualquer coisa, é importante estar atento para ter certeza de que a mentira foi intencional, com o intuito de obter algum ganho pessoal.

Quando muito pequenas, geralmente as mentirinhas são mais fantasiosas e costumam ser mais engraçadas do que preocupantes.

Como quando a criança afirma que não comeu o bolo estando com a cara toda lambuzada de chocolate, ou até mesmo culpar o cachorro por ter rabiscado a parede.

Mas à medida que a criança vai se desenvolvendo, as mentiras começam a ficar mais elaboradas.

Mas por que as crianças mentem?

As crianças mentem pelos mesmos motivos dos adultos, seja para para não decepcionar alguém querido, para conquistar algo que desejam, para fugir de responsabilidades, chamar a atenção dos pais, impressionar alguém ou para evitar um castigo.

Além disso, as mentiras podem ser formas de esconder angústias e frustrações, ou ainda reproduções do comportamento dos adultos, já que somos nós os modelos e as crianças tendem a copiar aquilo o que aprendem.

Como lidar com as mentiras?

Leia também:

Categorias: Casa

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *