Bebês de 2 meses são pequenininhos e frágeis. Não importa se seu pequeno é agitado ou calminhos, é possível distraí-lo com brincadeiras e criar momentos deliciosos em família.

 

Você é mamãe de primeira viagem e seu bebê ainda tá bem no comecinho da vida? Naquela fase super gostosa em que não queremos, de jeito nenhum, tirá-los do colo?

É comum perceber que tudo o que você quer é que eles fiquem desse tamanhinho pra sempre, no seu colo, protegido e tranquilo. Bom, isso não dá, mas aproveitar cada momento desse início de vida do seu bebezinho é possível.

Independente da personalidade do seu bebê, é importante, para você e para ele, criar laços desde os primeiros momentos e existem muitas brincadeiras pra vocês aproveitarem essa fase.

Já demos algumas ideias de como brincar com o bebê de 1 mês. Veja agora o que pode ser introduzido no segundo.

 

2 meses: como são bebês nessa fase?

É importante deixar claro que os bebês de 2 meses ainda estão no início da atividade cerebral e, por isso, ainda não podem ser forçados a realizarem coisas que vão além de sua capacidade.

brinquedos bebê 2 meses brincadeiras

Fora qualquer dificuldade ou deficiência que limite o bebê, o seu filho ou filha aprenderá tudo no tempo certo e da maneira que deve acontecer, não o force. O desenvolvimento do pequeno é algo natural e que, com estímulos, se torna mais eficiente, mas não necessariamente mais rápido.

Veja pelo lado bom, isso significa que ele vai se desenvolver, mas que você ainda terá muito tempo de brincadeira antes que ele chegue na fase de perder o interesse em brincar com você.

 

Brincadeiras:  saiba estimular seu bebê

Existem diversas possibilidades para brincar com seu pequeno e s que trazemos aqui são apenas algumas dicas de como você pode aproveitar melhor os momentos que seu bebê está acordado.

 

Converse, cante, leia e dance

Essa dica é uma daquelas que vai valer para qualquer idade que seu filho tenha. Nessa fase inicial da criança ela é ainda mais importante que nas outras. Ela é a fase em que o bebê fica, na maior parte do tempo, deitado e dormindo.

Nos poucos momentos em que ele está acordado, aproveite os momentos de agitação para interagir e conversar com ele.

Parece bobeira, mas a voz e o contato com o papai e a mamãe nessa fase é de extrema importância, pois aguça a curiosidade e faz com que o bebê já comece a reconhecer seus papais pelo cheiro, pela voz e pelo contato. Já a dança ajuda no desenvolvimento cerebral, já que ele estará recebendo estímulos auditivos, motores e vivenciando sensações diferentes.

 

Móbiles e brinquedos

brinquedos bebê 2 meses brincadeiras móbilesAs crianças nessa fase ainda não possuem noção de espaço, mas os brinquedos macios e coloridos despertam esse instinto.

Os móbiles são muito importantes nesse período, aguçando a vontade da criança de pegá-los, além de girarem e despertarem o interesse do bebê.

 

Brinquedos, no entanto, não funcionam para esses bebês apenas quando estão pendurados. Uma ótima dica, também, é posicionar o neném de barriga para baixo e colocar vários brinquedos ao redor dele, alguns mais perto e outros mais longe. Assim, ele alcança alguns e percebe que, para pegar os outros, terá que se mover. Com isso ele pode exercitar as mãozinhas e fortalece o tórax e os membros.

 

Interaja com o pequeno

Outra brincadeira, que permite maior participação da mamãe e papai, é começar com o bebê bem confortável deitado ou em uma cadeirinha de balanço. Mostre para ele vários brinquedos e balance-os de um lado para o outro. Essa é uma ótima atividade para o bebê começa a ter mais noção dos brinquedos, de onde ele está e começa a reconhecer o responsável.

 

No geral, a principal dica é aproveitar muito esse período do seu bebê. Faça massagens nas costas, acaricie os pezinhos, as mãozinhas e as costas, converse bastante e tente passar muito tempo em contato com ele. Parece que não, mas esse tempo passa voando e daqui a pouco ele já estará correndo pela casa sendo bem menos dependente, então aproveite.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *