Ver seu bebê com dor é sempre difícil, principalmente quando você não sabe o que fazer para ajudar no desconforto. Uma das fases mais difíceis para mãe e filho é a da dentição.  Para que você fique mais tranquila e seu bebê sofra menos, trazemos algumas dicas de coisas que você pode usar para reduzir bastante a dor.

Alivie o desconforto do seu bebê na dentição

A medida que os dentes começam a atravessar as gengivas é comum que a criança tenha dores e febre. Veja algumas dicas que podem ajudar:

1. Fruta Gelada

Utilizar frutas geladas pode ser uma ótima maneira de reduzir o desconforto das gengivas do bebê. No entanto, é importante ter cuidado com o risco de engasgo. Uma alternativa é sempre buscar frutas macias e utilizar um alimentador com rede para que o bebê fique chupando a fruta.

Peras maduras, morangos, manga e mamão são ótimas opções. Além disso, você pode utilizar maçãs cozidas, deixando-as esfriar antes de entregar à criança.

2. Toalhinha ou Compressa Fria

Da mesma forma como as frutas geladas, é possível utilizar uma toalha molhada com água fria. Molhe bem a toalha, torça para retirar a água e coloque por alguns minutos na geladeira.

Ao entregar para o bebê, dobre de um jeito que fique fácil para ele morder. Lembre-se de ficar por perto para garantir que ele não enfie a toalha toda no rostinho e sufoque.

Dentição desconforto dicas bebê

3. Colher de Metal

Esfregar o metal gelado nas gengivas do bebê ajuda muito com as dores da dentição. Utilizar a parte arredondada bem fria, depois de deixa-la gelar um pouco na geladeira, pode ser um grande alívio.

 4. Massagem nas Gengivas

Aqui, basta utilizar suas mãos, muito bem lavadas, claro. Faça movimentos circulares na gengiva do bebê para reduzir a dor e ajudar o bebê com o desconforto. Além de ser um a boa técnica para aliviar a criança, é uma ótima forma de passar um tempo com ele e criar laços.

5. Brinquedo Mordedor

Ter brinquedos mordedores é essencial na fase de dentição. Eles ajudam seu bebê a coçar as gengivas durante o período. Uma alternativa para momentos em que o incomodo e dores são maiores é colocar o brinquedo na geladeira por alguns minutos antes de entregar ao bebê.

Lembre-se de lavar bem e evitar brinquedos com gel, que podem congelar e machucar a gengiva. Se não tiver um brinquedo mordedor, escolha brinquedos fáceis para o bebê segurar e morder, que sejam macios e não causem risco de engasgo.

6. Babadores

A única coisa constante na fase da dentição é que o bebê baba muito. Não, utilizar um babador não vai ajudar nas dores e desconfortos com a gengiva, mas evita outros problemas.

Nem sempre temos um paninho a mão. Com o babador, o processo de limpar a baba do rosto do bebê se torna mais rápido e eficiente.

Além disso protege a roupinha dele. Ter algo para limpar gentilmente o rostinho do nenê é muito importante. A baba pode causar assaduras e irritações na pele, incomodando ainda mais o bebê. Mas fique atenta, ou você pode causar as irritações por exagerar na limpeza.

Dentição desconforto dicas bebê

7. Colo de mãe

Colo de mãe sempre vai ser o melhor remédio para crianças desconfortáveis. Um pouco de aconchego pode ser um santo remédio para acalmar seu bebê e deixa-lo mais feliz, mesmo nos momentos de desconforto da dentição.

Separar um momento para se sentar confortavelmente com o bebê faz bem, também, para a mamãe. É um momento para parar um pouco, descansar as costas em uma poltrona confortável e aproveitar aquele cheirinho gostoso de neném.

8. Medicamentos

As vezes as dores da fase de dentição podem ser mais intensas e você terá que recorrer à medicamentos sim. Mas antes de decidir por dar paracetamol, ibuprofeno ou qualquer outro remédio em seu bebê procure seu pediatra.

Existem no mercado alguns remédios homeopáticos, reduzindo os impactos dos fármacos no organismo, mas apenas o pediatra pode orientar a forma correta de utilizá-los e se farão bem para o seu bebê.

Medicação deve ser aplicada de maneira responsável e, muitas vezes, no desespero de ver o sofrimento da criança, acabamos exagerando. Consulte sempre um médico.


2 comentários

Dentição do bebê: conheça as fases - Blog Maternidade · 8 de março de 2019 às 12:27

[…] Veja neste post 8 dicas para reduzir os desconfortos da dentição. […]

Como evitar a mordida no peito na hora de amamentar? - Blog Maternidade · 15 de março de 2019 às 12:47

[…] dos nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver, fortalece o sistema imunológico, ajuda a aliviar os incômodos da dentição e muitos outros benefícios. Mas é nessa hora que surge a preocupação: como amamentar o bebê com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *