Os primeiros dentinhos levam um tempo para surgir, então a mamãe tem algumas semanas para se preparar para o momento. Mas e quando eles vêm antes?

 

A gestação é um período de preparo para toda futura mamãe. Ela se preocupa com as roupas, em comprar fraldas, em organizar seu dia a dia e em comprar os produtos essenciais para o recém-nascido.

Ainda que pense em muita coisa, raramente a fase de dentição é uma preocupação antes do bebê nascer. Esse é um tema que só é pensado meses depois do nascimento, quando os primeiros dentinhos começam a causar incomodo no bebê.

É um susto para algumas mamães quando seu bebê já nasce com dentinhos. É raro, mas pode acontecer a qualquer mãe. Por isso, é sempre bom começar a pensar em como cuidar dos dentinhos do bebê desde a gestação.

 

Preciso me preocupar se o bebê nascer com dentes?

dentição antecipada higiene da boca bebêNão, não é necessário entrar em desespero. O fato dos dentes nascerem antes do que é considerado normal não afeta, necessariamente, o desenvolvimento da dentição como um todo. Mas é necessário tomar algumas precauções.

É muito importante avaliar se eles estão na posição correta, se não vão atrapalhar na amamentação e se, por isso, não interferem no ganho de peso do pequeno.

De resto, a vida segue normal, apenas com a preocupação extra com a saúde bucal do bebê.

O mais comum é que a primeira fase de dentição ocorra por volta do sexto mês de vida do bebê. Esse é, geralmente, o período em que comidas sólidas começam a ser introduzidas na alimentação e que as mamães começam a introduzir as escovas de dentes na rotina.

Será que é necessário esperar tanto? Como fazer com a dentição antecipada?

Saúde da boca e alimentação do bebê: mudanças na dentição antecipada

Muitas mamães não possuem materiais para a higiene dentária em casa quando chegam da maternidade. Essa, na verdade, é uma prática que deve ser melhorada.

A higiene da boca do bebê começa antes da dentição. Ainda que ele não se alimente de sólidos e não tenha dentes, as gengivas devem ser mantidas limpas. Utilizar uma escova especial ou um massageador de gengivas após a mamada para limpar a boca do bebê faz muito bem. Uma fralda úmida ou gaze também serve para fazer essa limpeza.

dentição antecipada higiene da boca bebêO acompanhamento de um odontopediatra desde as primeiras semanas de vida também é importante. Mais do que cuidar dos dentes, ele vai verificar a estrutura óssea e identificar possíveis problemas de desenvolvimento.

É importante lembrar que a presença dos dentes não muda o ciclo de introdução de novos alimentos.

Não é porque seu bebê tem dentes desde pequenininho que você deve introduzir alimentos sólidos antes dos 6 meses. Esse tempo é essencial para que ele absorva todos os nutrientes necessários do leite e prepare o sistema digestivo e a flora intestinal para novas comidinhas.

Quando o bebê começar a ter dentinhos, seja logo após nascer ou respeitando o tempo normal da dentição, é necessário começar a escová-los. No início, a dedeira de escovação é o suficiente, mas, a medida que o número de dentes aumenta, comece a utilizar uma escova de dentes de cerdas macias e fio dental.

Ao escolher o creme dental para a escovação procure produtos desenvolvidos especialmente para bebê, que contenham flúor e não utilize grandes quantidades. O ideal é que a quantidade de creme dental seja equivalente a um grão de arroz.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *