Cuidar da saúde bucal do seu filho desde pequeno é essencial. Eles desenvolvem o hábito de cuidar dos dentinhos e evitam muitos problemas.

 

A saúde bucal é extremamente importante, mas muitos de nós só nos preocupamos com ela quando já estamos adultos e isso é um erro. Pais e educadores precisam estar atentos ao cuidados orais de crianças e adolescentes. É desde cedo que hábitos saudáveis de escovação e limpeza se iniciam e são levados para a vida adulta.

Quando são bebês, os pequenos ainda não conseguem se cuidar sozinhos e, à medida que crescem, prestam atenção nos hábitos dos pais. Assim, cuidar dos dentes do neném e servir de exemplo quando eles crescem.

Entenda melhor os cuidados orais e saiba como melhorar a higiene e saúde da boca do seu filho.

 

O que você precisa saber para o cuidado oral com seu bebê

Muitos papais e mamães sabem da importância de limpar as gengivas e escovar os dentes dos pequenos, mas a saúde bucal é um tema que ainda não é completamente compreendido pelos adultos. Veja algumas dicas importantes:

 

Escovação é costume

dentes do bebê cuidado oralParece que não, mas as crianças começam a criar o costume de escovar os dentes vendo os pais fazerem isso. O ideal, então, é mostrar e ensinar ao seu filho que a limpeza bucal é importante e saudável. Criar esse hábito é fácil: escove os dentes com ele (pelo menos duas vezes ao dia) e deixe claro o quanto você gosta de fazer isso e o quanto é necessário.

 

Crianças também têm cárie

Muitos pais não sabem que várias crianças de até 3 anos de idade já possuem pelo menos um dente cariado. Muitos alimentos, sucos e vitaminas têm mais açúcar do que podemos imaginar. Como em qualquer pessoa, esses resíduos se acumulam na boca e nos dentes das crianças, causando cárie e ocasionando possíveis dores ao bebê.

Infelizmente, muitos pais só percebem que seus filhos precisam de mais atenção aos dentes quando eles já estão com algum incômodo. Acredite, você não quer passar pela experiência de ter em casa uma criança com dores nos dentes.

 

Tratamento odontológico se inicia na infância

Quanto mais cedo a criança começar a frequentar um consultório odontológico, melhor será para a sua saúde. O odontopediatra não cuida apenas dos dentes do bebê, mas da saúde das gengivas e do acompanhamento do desenvolvimento dos ossos da face. Ele pode, desde cedo, recomendar os melhores produtos. Por exemplo, você sabia que usar produtos com flúor para a escovação é o mais adequado?

 

Crianças também pode usar fio dental

dentes do bebê cuidado oral fio dentalO fio dental é um dos instrumentos mais adequados para retirar a placa bacteriana e o tártaro e ele pode começar a ser utilizado aos 4 anos de idade.

É um processo mais demorado, mas com força de vontade, empenho e muito carinho, os pais conseguem fazer a criança se acostumar.

 

Enquanto o bebê não começa a usar fio dental, é possível fazer com que o momento da limpeza bucal seja divertido e agradável. Escovas coloridas e com bichinhos desenhados, cremes dentais coloridos e até mesmo um enxaguante bucal diferente podem atrair a atenção da criança e fazer com que ela não veja aquilo como uma obrigação maçante.

 

Bebês que mamam tem menos propensão a hábitos não-saudáveis

As crianças que são amamentadas desde pequenas e tardam um pouco mais para perder esse hábito, têm mais contato com a sucção e, por isso, têm mais facilidade para acostumar com a escovação. Além disso, são crianças mais saudáveis e que não têm tanta dependência do açúcar quanto outras.

 

A respiração pode afetar a saúde bucal

Bebês que respiram pela boca podem ser mais propensos a ter um desenvolvimento debilitado da arcada dentárias, gengivite e dentes tortos. Esses são casos em que a criança precisa de tratamento médico não apenas para os dentes, mas também para a respiração. Um otorrinolaringologista pode ajudar a criança a respirar melhor e adequar seus costumes.

 

Dica extra:

 A melhor dica para o bebê ter uma saúde bucal perfeita é: papais ou responsáveis, estejam sempre alertas às refeições, escovações e hábitos alimentares. Fazer com que o filho crie o hábito de escovar os dentes com você é um ótimo começo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *