Comer na gravidez muitas vezes é um desafio. Cada pessoa que entra na vida de uma grávida tem uma opinião diferente sobre o que faz bem ou faz mal. Muitas vezes, nem a internet é clara o suficiente sobre isso.

 

É perfeitamente normal para as grávidas se preocuparem e ficarem em dúvida no momento de se alimentar, ainda mais com tantas opiniões aparecendo por aí. Cuidar da alimentação é muito importante para ter uma gravidez saudável e para que o bebê se desenvolva bem. Além disso, é com uma alimentação saudável será mais fácil para a grávida perder os quilos extra ganhos na gestação.

Para ajudar as mamães, principalmente as de primeira viagem, trazemos algumas informações que toda grávida costuma ouvir e te contamos o que é mito e o que é verdade.

 

Conheça os mitos e verdades sobre a alimentação na gravidez

Conhecer os mitos e verdades sobre a alimentação na gravidez é essencial para saber o que levar a sério e o que não levar. Dessa maneira, você não corre riscos de prejudicar sua alimentação ou do bebê por não saber ao certo o que deve ou não comer.

Sempre lembrando que, não importa o que você ouve, sempre busque a opinião do seu médico e o acompanhamento de um nutricionista.

 

  1. Grávidas comem por dois

Este é um grande mito, talvez um dos mais antigos. Dizer que a mulher grávida deve comer por dois é algo que toda futura mamãe escuta durante a gravidez, principalmente em jantares de família. Bem, isso não é verdade. Grávidas precisam sim de mais nutrientes, mas isso não significa comer o dobro de comida.

alimentação gravidez tutti amore

Esse mito, na verdade, pode se tornam um perigo. Se você come como se fosse duas pessoas, vai consumir o dobro de gordura, açúcares, carboidratos, o que significa um aumento calórico significativo. Consumir coisas em excesso pode causar aumento do colesterol, problemas de circulação e muitos outros problemas.

Você precisa ganhar peso durante a gravidez, mas isso deve ser feito de forma saudável e responsável de acordo com seu organismo. Cuide da sua alimentação sem exageros.

 

  1. Grávidas não podem usar adoçante

Esta afirmação é meio mito e meio verdade. Adoçantes não são proibidos, no entanto, existem opções mais saudáveis. Sempre que puder, substitua os adoçantes por frutas, legumes, vegetais e grãos.

No entanto, se a sua necessidade é de adoçar alguma bebida ou alimento e você tem problemas de diabete ou quer fugir do açúcar, use adoçante, mas lembre-se de consultar seu nutricionista ou médico para saber qual o melhor tipo e qual a dosagem.

 

  1. Evite sushis e sashimi

Esse não é um mito, é verdade e não vale apenas para sushi e sashimi. Toda carne crua ou malpassada representa um grande risco de doenças para as grávidas. Mesmo frutas, legumes e saladas, entre outros alimentos crus. Muitas doenças como a toxoplasmose, são contagiosas, que, geralmente podem passar desapercebidas normalmente, podem ser notadas em grávidas e afetar o bebê, causando malformação.

alimentação gravidez tutti amore

 

  1. Pimenta deixa o bebe com temperamento forte

Nenhuma comida tem o poder de afetar o temperamento e personalidade de um bebê. Assim, nem a pimenta nem qualquer outra comida vai fazer seu bebê ter um temperamento forte.

 

  1. Passar vontade marca o bebê

Qual grávida nunca ouviu que se não realizar seus desejos o bebê vai nascer com a cara da comida ou com uma marca no formato do alimento? Esse é outro mito. É muito útil para ajudar a convencer as pessoas a te ajudarem a realizar o desejo de gravidez, mas seu bebê está seguro se não for possível.

 

  1. Grávidas tem desejos esquisitos

Pode soar como loucura ou frescura, mas esse mito é uma grande verdade. As mudanças hormonais da gestação são muitas, o que acaba dando vontades diferentes. Não existe uma regra para essas vontades e em algumas mulheres podem nunca acontecer. O mesmo vale para aquelas comidas que a grávida não consegue nem sentir o cheiro e que acabam causando enjoo na futura mamãe.


2 comentários

6 dúvidas que toda grávida tem no pós-parto - Blog Maternidade · 15 de março de 2019 às 12:30

[…] alimentação. Ainda que o gasto calórico seja maior que o normal na amamentação, apenas com uma alimentação saudável ele será suficiente para que a mamãe perca […]

Dores na gravidez e como evitá-las - Blog Maternidade · 22 de julho de 2019 às 10:31

[…] ter uma alimentação balanceada; […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *