O bebê de três meses é mais estimulado e se diverte mais com as brincadeiras apropriadas. Saiba quais escolher e tenha os melhores momentos.

 

O comecinho da vida do bebê é uma das fases mais gostosas. Apesar de eles passarem muito mais tempo dormindo e mamando, esse período é quando eles estão mais frágeis e dependentes. É quando as mamães não querem tirar o bebê do colo de jeito nenhum e querem aproveitar cada momento precioso (e isso é ótimo, porque eles crescem muito rápido!).

A partir dos três meses de idade, a criança começa a ser mais ativa, chora mais, começa a se mexer mais, ri com mais intensidade e têm olhinhos espertos olhando para todo o lado. Por isso, é importante que os pais aproveitem cada instante. Para isso, nada melhor do que umas dicas de brincadeiras e passatempos para ficar mais com o bebê.

 

Como brincar com seu bebê de 3 meses

Para começar, é crucial não esquecer que essas são só algumas dicas de brincadeiras e que também ajudam no desenvolvimento, mas nada pode ser forçado. Cada criança tem seu tempo e os pais, educadores e toda a família precisam respeitar isso.

 

Cantar, dançar, interagir

três meses bebê brincarEsse é um ótimo exercício e que pode e deve ser feito todos os meses e sempre quando for possível. Mesmo que o bebê seja mais chorão, o toque, a dança e a música podem mudar completamente uma criança.

Naqueles dias mais difíceis em que a criança está mais enjoada, com cólicas ou mesmo está tendo dificuldades para dormir, a música e a dança no colo do responsável são os melhores remédios, além de aumentar a conexão entre os envolvidos.

 

Contar histórias

“Mas meu bebê só tem 3 meses, ele não vai entender nada!” Racionalmente talvez não, mas só de ouvir a voz da mamãe ele vai se sentir melhor. Além disso, ele já começa a perceber a intenção e entonação, o que facilita muito na hora de corrigi-lo mais para a frente.

Uma ótima dica: quando for contar uma história para o seu filho, abuse das expressões faciais. O bebê vai começar a prestar atenção e perceber diferenças entre sorrisos, choros e etc. Fazer um teatrinho enquanto conta a história também é uma ótima opção.

 

Fazer massagem

A massagem sempre funciona com os bebês. Muitos pediatras indicam as massagens para quando as crianças tiverem com cólica, então os pais só precisam aumentar um pouco mais esse costume.

três meses bebê brincar

Massagear as mãozinhas, os ombros, a barriga, as perninhas, os pezinhos, os dedos, tudo com muito carinho, vai fazer o bebê ficar calmo e relaxado.

O ideal é fazer esse ritual antes ou após a hora do banho. Uma boa dica é usar um óleo ou um creme hidratante suave ou neutro apropriado para bebês.  Enquanto isso, é muito bom o responsável cantar ou conversar com a criança, falar sobre os membros, falar que “aquela é a mãozinha” e etc.

Parece que não, mas aos poucos o desenvolvimento do bebê vai aumentando com todos esses estímulos.

 

Brincar com objetos

A partir dos 3 meses, é muito indicado começar a brincar e mostrar diferentes texturas e temperaturas para o bebê. É interessante mostrar objetos diversos, maiores, menores, bonecos com pelinhos, ursos, espuma, luzes e etc. Isso tudo aguça a criatividade e curiosidade da criança, fazendo com que ela se interesse mais pelo mundo exterior.

Diferentes temperaturas também são interessantes. Claro que não é recomendável colocar o bebê sob exposição de calor e frio. O foco aqui é mostrar uma bolinha que previamente o responsável colocou na geladeira e uma de temperatura ambiente, por exemplo. O bebê vai perceber essas diferenças e se divertir.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *